Perfil do ensino de ortodontia nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil

Autores

  • Ana Maria Martins Brandão São Leopoldo Mandic School of Dentistry and Research Center Federal University of Pará (Belém, Pará, Brazil)
  • Gustavo Antonio Martins Brandão Federal University of Pará (Belém, Pará, Brazil)
  • Adriana Souza de Jesus Federal University of Pará (Belém, Pará, Brazil)
  • Flávia Martão Flório São Leopoldo Mandic School of Dentistry and Research Center

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n2-34878

Palavras-chave:

Ortodontia, Ensino em odontologia, Ensino na graduação

Resumo

Os novos paradigmas da educação Odontológica no Brasil envolvem a Ortodontia no contexto de formação do profissional generalista, instigando o reconhecimento da realidade educacional desta disciplina nos cursos de graduação em Odontologia. Este artigo aborda a situação do ensino da disciplina de Ortodontia nos cursos de graduação em Odontologia do Brasil, buscando identificar a quantidade de semestres de oferta, nomenclatura, modelo de inserção, formatação dos conteúdos, além da atuação no cenário das práticas clínicas de ensino de graduação e sua associação com as variáveis de caracterização da disciplina. Foram enviados questionários eletrônicos às 203 Faculdades de Odontologia sendo 55 públicas e 148 privadas registradas no Conselho Federal de Odontologia em 2013. Os questionários foram
respondidos por 92 professores de Ortodontia, representando 45,3% dos cursos de graduação de Odontologia existentes no Brasil, sendo 55,4% particulares e 44,6% públicas. O ensino de Ortodontia está presente em todos os cursos de graduação analisados, inserido predominantemente como disciplina integrada à Odontologia infantil, abordando os conteúdos de forma teórico prática, tanto em laboratório quanto em clínica, assistindo crianças na dentadura decídua e mista para diagnóstico, prevenção e interceptação das más oclusões, formando egressos aptos a reconhecer os problemas de Ortodontia e encaminhá-los para tratamento. A presença de prática clínica mostrou-se associada às variáveis que denotam maior investimento da instituição de ensino superior no corpo docente e sua titulação e na matriz curricular, pela integralidade dos conteúdos e distribuição de carga horária para a disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Martão Flório, São Leopoldo Mandic School of Dentistry and Research Center

Department of Public Health Dentistry

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

BRANDÃO, A.M.M., BRANDÃO, G.A.M., DE JESUS, A.S. e FLÓRIO, F.M., 2017. Perfil do ensino de ortodontia nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 2. [Accessed21 dezembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n2-34878. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/34878.

Edição

Seção

Ciências da Saúde