Perfil do ensino de ortodontia nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v33n2-34878Palavras-chave:
Ortodontia, Ensino em odontologia, Ensino na graduaçãoResumo
Os novos paradigmas da educação Odontológica no Brasil envolvem a Ortodontia no contexto de formação do profissional generalista, instigando o reconhecimento da realidade educacional desta disciplina nos cursos de graduação em Odontologia. Este artigo aborda a situação do ensino da disciplina de Ortodontia nos cursos de graduação em Odontologia do Brasil, buscando identificar a quantidade de semestres de oferta, nomenclatura, modelo de inserção, formatação dos conteúdos, além da atuação no cenário das práticas clínicas de ensino de graduação e sua associação com as variáveis de caracterização da disciplina. Foram enviados questionários eletrônicos às 203 Faculdades de Odontologia sendo 55 públicas e 148 privadas registradas no Conselho Federal de Odontologia em 2013. Os questionários foram
respondidos por 92 professores de Ortodontia, representando 45,3% dos cursos de graduação de Odontologia existentes no Brasil, sendo 55,4% particulares e 44,6% públicas. O ensino de Ortodontia está presente em todos os cursos de graduação analisados, inserido predominantemente como disciplina integrada à Odontologia infantil, abordando os conteúdos de forma teórico prática, tanto em laboratório quanto em clínica, assistindo crianças na dentadura decídua e mista para diagnóstico, prevenção e interceptação das más oclusões, formando egressos aptos a reconhecer os problemas de Ortodontia e encaminhá-los para tratamento. A presença de prática clínica mostrou-se associada às variáveis que denotam maior investimento da instituição de ensino superior no corpo docente e sua titulação e na matriz curricular, pela integralidade dos conteúdos e distribuição de carga horária para a disciplina.