Validação de aparência de manual educativo para pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v33n6a2017-34674Palavras-chave:
Oncology Nursing, Health Education, Nursing Care, Validation Studies, Educational TechnologyResumo
validar a aparência de manual educativo direcionado aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia. Pesquisa metodológica, de caráter descritivo. A amostra foi composta por 11 pacientes, divididos em quatro grupos de acordo com o nível de instrução de cada um deles. Foi considerado o Índice de Concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material em relação a sua análise semântica. Os itens abordados no instrumento de avaliação do manual educativo foram divididos em cinco blocos: objetivos, organização, estilo da escrita, aparência e motivação. Apenas um item, relacionado à capa do material, obteve Índice de Concordância < 80%, a qual foi reformulada com base nas sugestões dos participantes. Todos os outros itens foram considerados adequados e/ou totalmente adequados nos cinco blocos propostos: objetivos - 100%, estrutura e apresentação - 93,93%,
estilo da escrita - 95,45%, aparência - 97,72%, e motivação - 93,50%. O manual educativo proposto foi considerado válido quanto à aparência, estando apto a ser utilizado enquanto guia de orientações para subsidiar a assistência de enfermagem prestada ao paciente com câncer de cabeça e pescoço submetido à radioterapia durante a consulta de enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Flávia Oliveira de Almeida Marques da Cruz, Paula Elaine Diniz dos Reis, Christiane Inocêncio Vasques, Elaine Barros Ferreira, Priscila Souza Maggi Bontempo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.