Deficiência de macronutrientes em mudas de Eucalyptus urophylla S.T. Blake (Myrtaceae) afetam a alimentação e o desenvolvimento de Podisus nigrispinus (Hemiptera: Pentatomidae)

Autores

  • Estela Rosana Durães Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Enilson de Barros Silva Departamento de Agronomia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
  • Marcus Alvarenga Soares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Sebastião Lourenço Assis Júnior Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Gabriel Alves Barroso Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Pedro Guilherme Lemes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-34484

Palavras-chave:

Biological Control, Plant Nutrition, Zoophytophagy

Resumo

Diversos estudos têm relatado a importância da fitofagia na história de vida dos percevejos predadores. Porém, não se conhece quais são os nutrientes adquiridos por estes insetos nos materiais vegetais. Sabe-se que a fitofagia realizada pelos predadores zoofitófagos beneficia os programas de controle biológico, tornando-os mais eficazes, e que as plantas oferecem recursos que poderão aumentar o potencial de predação, garantindo o sucesso no controle de pragas. Deste modo, este trabalho investigou o consumo alimentar e desenvolvimento do percevejo Podisus nigrispinus (Dallas) (Hemiptera: Pentatomidae), sob mudas de eucalipto, submetidas à solução nutritiva com omissão de macronutrientes. O experimento foi realizado em casa de vegetação e os tratamentos consistiram na omissão individual de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre da solução nutritiva, onde as mudas de eucalipto se desenvolveram. Pupas de Tenebrio molitor L. (Coleoptera: Teneobridae), foram oferecidas ad libitum. Os resultados deste
experimento comprovaram a importância da complementação nutricional em plantas para o consumo alimentar e desenvolvimento do P. nigrispinus. A alimentação nas plantas em que o nitrogênio e magnésio foram omitidos diminuiu o consumo de biomassa animal das presas deste zoofitófago. E a omissão de cálcio, magnésio e enxofre afetou, negativamente, o desenvolvimento deste percevejo predador, prolongando seu estádio imaturo. O balanço nutricional adequado das plantas é fundamental para obter sucesso em programas de controle biológico em que se utilizam predadores zoofitófagos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enilson de Barros Silva, Departamento de Agronomia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Professor Doutor em Ciência do Solo

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

DURÃES VIEIRA, E.R., SILVA, E. de B., SOARES, M.A., ASSIS JÚNIOR, S.L., BARROSO, G.A. e LEMES, P.G., 2017. Deficiência de macronutrientes em mudas de Eucalyptus urophylla S.T. Blake (Myrtaceae) afetam a alimentação e o desenvolvimento de Podisus nigrispinus (Hemiptera: Pentatomidae) . Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 1, pp. 42–48. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-34484. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/34484.

Edição

Seção

Ciências Agrárias