Metodologias ativas de ensino na área da saúde: comparação entre os discursos oral e escrito de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v33n1a2017-34388Palavras-chave:
Teaching, Adults, Higher education, Educational Evaluation, Problem-Based LearningResumo
O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho entre os discursos oral e escrito de estudantes de um curso da área da Saúde que utiliza metodologias ativas de ensino. Para tanto, foi planejado estudo de natureza observacional, transversal e analítico, que comparou as notas das produções orais e escritas (portfólios) de estudantes de um curso da área da saúde que utiliza integralmente as metodologias ativas. A amostra foi constituída por 25 estudantes, 23 do sexo feminino e dois do masculino, com idade média de 23 anos (± 5 anos). Para análise estatística utilizaram-se os testes Wilcoxon e o teste de correlação de Pearson, com nível de significância de 5%. Observou-se um menor desempenho dos estudantes no discurso escrito (6,73 ± 1,87) quando comparado ao oral (7,66 ± 2,08), com diferença estatisticamente significativa entre ambos (p<0,01), havendo forte correlação entre as médias obtidas nas duas modalidades avaliadas (R=0,723). Pode-se concluir que os estudantes apresentaram maior dificuldade no discurso escrito quando comparado ao oral, revelando que mesmo com o uso de metodologias ativas, o aprimoramento da comunicação escrita ainda faz-se necessária entre os estudantes da amostra estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Rodrigo Dornelas, Ariane Damasceno Pellicani, Raphaela Barroso Guedes-Granzotti, Danielle Ramos Domenis, Kelly da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.