Metodologias ativas de ensino na área da saúde: comparação entre os discursos oral e escrito de estudantes universitários

Autores

  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César Universidade Federal de Sergipe
  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal de Sergipe
  • Ariane Damasceno Pellicani Universidade Federal de Sergipe
  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal de Sergipe
  • Danielle Ramos Domenis Universidade Federal de Sergipe
  • Kelly da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n1a2017-34388

Palavras-chave:

Teaching, Adults, Higher education, Educational Evaluation, Problem-Based Learning

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho entre os discursos oral e escrito de estudantes de um curso da área da Saúde que utiliza metodologias ativas de ensino. Para tanto, foi planejado estudo de natureza observacional, transversal e analítico, que comparou as notas das produções orais e escritas (portfólios) de estudantes de um curso da área da saúde que utiliza integralmente as metodologias ativas. A amostra foi constituída por 25 estudantes, 23 do sexo feminino e dois do masculino, com idade média de 23 anos (± 5 anos). Para análise estatística utilizaram-se os testes Wilcoxon e o teste de correlação de Pearson, com nível de significância de 5%. Observou-se um menor desempenho dos estudantes no discurso escrito (6,73 ± 1,87) quando comparado ao oral (7,66 ± 2,08), com diferença estatisticamente significativa entre ambos (p<0,01), havendo forte correlação entre as médias obtidas nas duas modalidades avaliadas (R=0,723). Pode-se concluir que os estudantes apresentaram maior dificuldade no discurso escrito quando comparado ao oral, revelando que mesmo com o uso de metodologias ativas, o aprimoramento da comunicação escrita ainda faz-se necessária entre os estudantes da amostra estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

CÉSAR, C.P.H.A.R.., DORNELAS, R., PELLICANI, A.D., GUEDES-GRANZOTTI, R.B., DOMENIS, D.R. e SILVA, K. da, 2017. Metodologias ativas de ensino na área da saúde: comparação entre os discursos oral e escrito de estudantes universitários. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 1, pp. 219–224. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n1a2017-34388. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/34388.

Edição

Seção

Ciências da Saúde