Eventos sinópticos associados da temperatura superfície da Terra no Rio de Janeiro

Autores

  • Rafael Coll Delgado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • José Francisco de Oliveira-Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Givanildo Gois Universidade Federal Fluminense
  • Rafael de Ávila Rodrigues Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Eduardo Teodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Su

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n4a2017-33990

Palavras-chave:

southeast region, remote sensing, thermal field, meteorological satellite.

Resumo

Este artigo teve como objetivo avaliar a temperatura da superfície do solo usando o satélite MOD11A2 com resolução espacial de um quilômetro, comparar seus resultados com dados de temperatura da superfície terrestre adquiridas por estações meteorológicas convencionais, e, por fim, investigar as relações entre a temperatura da superfície da terra e eventos sistemas sinóticos que ocorreram no Estado do Rio de Janeiro entre janeiro até dezembro de 2009. As temperaturas mais elevadas da superfície obtidas pelo produto MOD11A2, derivado do sensor MODIS, foram encontrados nas regiões Metropolitana, Baixadas Litorâneas, Norte Fluminense e Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro e foram registradas durante as estações de verão, inverno e primavera. O outono foi a única exceção devido à influência do ambiente costeiro. Os seguintes sistemas sinóticos interferiram na temperatura da superfície estimada pelo produto MOD11A2 para Estado do Rio de Janeiro em 2009: a Madden Julian Oscillation e Zona de Convergência do
Atlântico Sul no verão; Sistemas frontais, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, o Madden Julian Oscillation e o Alto Ciclone Vortéx Troposférico na primavera. Os tipos de uso e ocupação do solo com a temperatura da superfície mais alta são: floresta, área urbana e terras de pastagem no verão; floresta, área urbana, agricultura e pastagens no outono; área urbana e na agricultura durante a primavera. O produto MOD11A2 mostrou diminuição drástica da temperatura da superfície para todos os tipos de solo durante o inverno, especialmente para terrenos florestais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

DELGADO, R.C., OLIVEIRA-JÚNIOR, J.F. de, GOIS, G., RODRIGUES, R. de Ávila e TEODORO, P.E., 2017. Eventos sinópticos associados da temperatura superfície da Terra no Rio de Janeiro. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 4, pp. 1038–1047. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n4a2017-33990. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/33990.

Edição

Seção

Ciências Biológicas