Deposição de sementes de soja em diferentes pressões de vácuo e consumo de combustível

Autores

  • Sidnei Marcelino Lauriano Universidade Estadual Paulista
  • Saulo Fernando Gomes de Sousa Universidade Estadual Paulista
  • Patricia Pereira Dias Universidade Estadual Paulista
  • Tiago Pereira da Silva Correia Universidade de Brasília
  • Paulo Roberto Arbex Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n5a2017-33656

Palavras-chave:

Plantability, Mechanization, Glycine max

Resumo

Nas semeadoras de precisão pneumáticas a regularidade na deposição de sementes é primordial para uma correta semeadura. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a acurácia na captura de sementes de soja em
diferentes pressões de vácuo (3,5 kPa; 4 kPa; 5 kPa; 5,5 kPa e 6 kPa), a distribuição das sementes nas linhas da semeadora e, também, verificar o consumo de combustível do conjunto trator-semeadora. Realizou-se o experimento na Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP, Botucatu-SP. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, em esquema de subparcelas (faixas de 30 × 3,15 m), com quatro repetições por tratamento. Um conjunto trator-semeadora foi utilizado coletando-se as amostras de consumo de combustível e população de sementes. Sendo as sementes coletadas em sacos plásticos fixados ao final do tubo condutor, obtendo as populações das 5 linhas centrais da semeadora. A obtenção dos dados de consumo de combustível para cada parcela foi realizada utilizando-se um fluxômetro. Assim verificou-se que a distribuição de sementes nas pressões de vácuo 3,5; 4 e 5,5 kPa decrescem nas linhas mais distantes do centro da semeadora. Para o consumo de combustível horário, por área e deposição de sementes verifica-se que a regularidade na distribuição de sementes é afetada quando se tem pressões de vácuo abaixo de 5 kPa e, consequentemente, maiores consumos. Para semeadura de soja, com as características das sementes como neste trabalho, é recomendando utilizar a pressão de vácuo de 6 kPa. Apresentando esta pressão de vácuo menor consumo de combustível por hora, 11,49 L h¯¹ e área trabalhada, 7,35 L ha¯¹.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

LAURIANO, S.M., SOUSA, S.F.G. de, DIAS, P.P., CORREIA, T.P. da S. e SILVA, P.R.A., 2017. Deposição de sementes de soja em diferentes pressões de vácuo e consumo de combustível . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 5, pp. 1119–1125. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n5a2017-33656. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/33656.

Edição

Seção

Ciências Agrárias