Simulação estocástica da viabilidade econômica do confinamento de novilhos alimentados com diferentes proporções de concentrado

Autores

  • Rodrigo Medeiros da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Rodrigo Zaiden Taveira Universidade Estadual de Goiás
  • Fabiano Nunes Vaz Universidade Federal de Santa Maria
  • Edom de Avila Fabricio Universidade Federal de Santa Maria
  • Josiane Rodrigues Miollo Universidade Federal de Santa Maria
  • Angelina Camera Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Santana Pacheco Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n1a2017-33608

Palavras-chave:

Investment analysis, Investment project, Probabilistic analysis, Stochastic method, Rank correlation

Resumo

Estimou-se o risco da viabilidade econômica do confinamento de bovinos zebuínos abatidos com 450 kg após 90 dias de alimentação, com dietas com diferentes proporções de concentrado na matéria seca (40, 60 ou 80%), utilizando simulação de Monte Carlo associado ou não com o uso de correlação de Spearman entre as variáveis aleatórias de entrada, dominância estocástica (DOM) e análise de sensibilidade (SENS). O volumoso utilizado foi cana-de-açúcar picada. Para a simulação do indicador financeiro Valor Presente Líquido (VPL), foi utilizado fluxo de caixa com indicadores de desempenho e distribuição de probabilidade de todos os itens de custos e receitas (anos de 2003 a 2014). Amostragem de Hipercubo Latino e gerador de números aleatórios Mersenne Twister foram utilizados para a simulação com 2.000 interações. O risco foi estimado com maior precisão incluindo correlações entre variáveis aleatórias de entrada (probabilidades de VPL ≥ 0 ± desvio padrão foram 35 ± 166,05% and 31 ± 139,75% para a simulação com e sem correlação, respectivamente). A partir deste resultado, DOM e SENS foram realizadas apenas com correlação entre variáveis aleatórias de entrada. O valor esperado para VPL foi semelhante entre os diferentes níveis de concentrado (média de USD -62 / animal e VPL ≥ 0 de 33%), de acordo com a análise de DOM das simulações com correlação. Na SENS, independentemente do nível de concentrado usado, o peso final, os preços do boi gordo e magro e peso inicial foram os itens mais importantes a influenciar o VPL, seguido de consumo da dieta, preços da dieta e taxa mínima de atratividade. Com base nos resultados de simulação, poderia ser classificado o benefício direto de confinamento como de alto risco, sugerindo a expansão dos estudos com uso da técnica de simulação de Monte Carlo na tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

DA SILVA, R.M., TAVEIRA, R.Z., VAZ, F.N., FABRICIO, E. de A., MIOLLO, J.R., CAMERA, A. e PACHECO, P.S., 2017. Simulação estocástica da viabilidade econômica do confinamento de novilhos alimentados com diferentes proporções de concentrado. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 1, pp. 125–134. [Accessed31 agosto 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n1a2017-33608. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/33608.

Edição

Seção

Ciências Agrárias