Impacto da invasão de Artocarpus heterophyllus LAM. (Moraceae) na borda de um fragmento de Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Welington Kiffer de Freitas Universidade Federal Fluminense
  • Luís Mauro Sampaio Magalhães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Alexander Silva de Resende Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Felipe da Costa Brasil Universidade Federal Fluminense
  • Lise da Rocha Vivès Universidade Federal Fluminense
  • Marco Aurélio Soares Pinheiro Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
  • Pedro Lima Filho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rômulo Vinícius Luz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n2-33520

Palavras-chave:

Jaca, Fitossociologia, Estrutura horizontal, Dominância

Resumo

A Mata Atlântica encontra-se reduzida a menos de 20% de sua cobertura original, mas ainda protege um importante patrimônio biológico. A fragmentação da floresta torna o ambiente mais favorável para a ocupação de espécies invasoras. A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) foi introduzida no Brasil no século XVII e na segunda metade do século XX houve uma rápida densificação de sua regeneração natural, comprometendo o recrutamento de muitas espécies nativas. Este estudo investigou o impacto da invasão de A. heterophyllus na diversidade e na estrutura do componente arbóreo da borda de um remanescente de Mata Atlântica, no Rio de Janeiro. Duas parcelas do tipo transecto foram alocadas, com 10 m x 100 m (1.000 m2), divididas em 10 subparcelas de 10 m x 10 m, com uma amostra total de 2.000 m2. Árvores com diâmetro à altura do peito (DAP) igual ou superior a 5 cm foram marcadas e o DAP e a altura total foram medidos. Foram obtidos os seguintes parâmetros fitossociológicos: Freqüência, Densidade, Dominância, Valor de Importância (VI) e de Cobertura (VC). No total, 200 espécies de árvores foram amostradas. A invasão foi responsável por mais de 35% de toda a estrutura do ambiente estudado, obtendo o primeiro lugar em termos de Valor de Importância (VI = 35,62%). A baixa riqueza florística parece ter favorecido o processo de invasão de A. heterophyllus na comunidade, mostrando a necessidade de um controle eficaz das espécies para proteção da herança genética nativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

FREITAS, W.K. de, MAGALHÃES, L.M.S., RESENDE, A.S. de, BRASIL, F. da C., VIVÈS, L. da R., PINHEIRO, M.A.S., FILHO, P.L. e LUZ, R.V., 2017. Impacto da invasão de Artocarpus heterophyllus LAM. (Moraceae) na borda de um fragmento de Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 2. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n2-33520. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/33520.

Edição

Seção

Ciências Biológicas