Produção e qualidade da forragem de cornichão sobressemeado em diferentes densidades de semeadura em pastagem de estrela africana e azevém

Autores

  • Magali Floriano da Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ana Maria Osório Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luís Fernando Glasenapp de Menezes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Clederson Martinello Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Douglas Vonz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nakali Evelize Caregnatto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v31n6a2015-22670

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial produtivo e as características qualitativas de uma pastagem de cornichão semeado em diferentes densidades de semeadura em mistura com estrela africana e azevém. Os tratamentos avaliados foram: 0, 50, 100, 150 e 200% a mais da quantidade de semente de cornichão recomendada. Para a semeadura do cornichão e do azevém foram utilizados 6 e 30 kg/ha de semente conforme recomendação, respectivamente. Ambas as espécies foram sobressemeadas na pastagem de estrela africana que já se encontrava estabelecida na área. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. A produção total de matéria seca foi semelhante entre as densidades de semeadura avaliadas. A produção de cornichão se ajustou ao modelo quadrático, sendo que as densidades de 50 e 100% a mais da recomendação apresentaram as menores produções de forragem. A taxa de acúmulo e as produções individuais das espécies não foram influenciadas pelos tratamentos. A produção total de MS foi superior para o mês de dezembro, e as menores produções para os meses de agosto, setembro e outubro, sendo intermediário para o mês de janeiro. A composição botânica entre as espécies do consórcio diferiu entre os meses avaliados. Para estrela africana e azevém os teores de PB foram similares e o teor de PB para cornichão foi superior entre as espécies avaliadas. A utilização de 150 e 200% a mais da recomendação da densidade de semeadura do cornichão aumenta a sua produção de forragem, porém não afeta a produção total de forragem do consórcio.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-17

Como Citar

SILVEIRA, M.F. da, DIAS, A.M.O., MENEZES, L.F.G. de, MARTINELLO, C., VONZ, D. e CAREGNATTO, N.E., 2015. Produção e qualidade da forragem de cornichão sobressemeado em diferentes densidades de semeadura em pastagem de estrela africana e azevém . Bioscience Journal [online], vol. 31, no. 6, pp. 1801–1808. [Accessed25 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v31n6a2015-22670. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22670.

Edição

Seção

Ciências Agrárias