Atividade antioxidante de extratos de folhas de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill.) usando métodos espectrofotométricos e voltamétricos in vitro

Autores

  • Raquel M. F. Sousa Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila S. Lira Universidade Federal de Uberlândia
  • Amanda O. Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia
  • Sérgio A. L. Morais Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Carla R. A. A. Queiroz Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Roberto Chang Universidade Federal de Uberlândia
  • Francisco J. T. Aquino Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo A. A. Muñoz Universidade Federal de Uberlândia
  • Alberto de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Atualmente tem crescido a busca por plantas como fontes naturais de antioxidantes. Plantas com esta propriedade podem ser utilizadas para melhorar a qualidade de alimentos, seja para fins nutritivos ou de conservação, como também para a prevenção de doenças relacionadas ao aparecimento de radicais livres. A Pereskia aculeata Mill. (Ora-pro-nóbis) é uma espécie da família Cactaceae e suas folhas são consumidas por muitas pessoas. Neste contexto, este trabalho estudou o teor de fenóis totais (método Folin-Ciocalteau) e de proantocianidinas (vanilina sulfúrica), correlacionando-os com a atividade antioxidante (radical DPPH, sistema ï¢-caroteno/ácido linoleico e voltametria por pulso diferencial) de extratos em acetona 80%, etanol 70% e água das folhas da espécie P. aculeata Mill., apresentando o extrato em acetona 80% maior teor de fenóis totais e proantocianidinas. Com relação à atividade antioxidante frente ao radical DPPH, o extrato em acetona 80% se apresentou ligeiramente melhor que o em etanol 70%. A técnica de voltametria por pulso diferencial mostrou que o extrato em acetona 80% apresenta constituintes com maior potencial redutor que o extrato em etanol 70%. Os dados obtidos a partir da voltametria corroboram com os resultados obtidos pelo método tradicional de DPPH. Os extratos em etanol 70% e em água apresentaram melhor atividade antioxidante pelo sistema B-caroteno/ácido linoleico, o que sugere a presença de outra classe de compostos que atuam na inibição do B-caroteno. Portanto, as folhas da espécie Pereskia aculeata podem ser consideradas como fonte potencial de compostos antioxidantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

SOUSA, R.M.F., LIRA, C.S., RODRIGUES, A.O., MORAIS, S.A.L., QUEIROZ, C.R.A.A., CHANG, R., AQUINO, F.J.T., MUÑOZ, R.A.A. e OLIVEIRA, A. de, 2014. Atividade antioxidante de extratos de folhas de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill.) usando métodos espectrofotométricos e voltamétricos in vitro . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 448–457. [Accessed23 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19618.

Edição

Seção

Ciências Biológicas