Enriquecimento ambiental para um exemplar de Guaxinim (Procyon cancrivorus (Cuvier, 1798))

Autores

  • Cristiane Monteiro dos Santos Centro de Ensino Superior de Uberaba
  • Simony Monteiro dos Santos Centro de Ensino Superior de Uberaba
  • Cristiane Schilbach Pizzutto Universidade de São Paulo
  • Ana Elizabeth Iannini Custódio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v31n1a2015-19554

Resumo

O cativeiro pode ter implicações significativas no padrão comportamental de um animal. As técnicas de enriquecimento ambiental podem melhorar a qualidade de vida dos animais cativos pelo fornecimento de itens que estimulam a exibição de comportamentos naturais e redução dos anormais. Técnicas de enriquecimento ambiental foram aplicadas em um exemplar de Guaxinim (Procyon cancrivorus), mantido no Zoológico Municipal Parque Jacarandá de Uberaba-MG, com o intuito promover o bem-estar do animal. Para a observação comportamental, foi adotado o método Animal Focal com intervalo, antes e durante o enriquecimento. As técnicas escolhidas de enriquecimento ambiental foram: ambiental, alimentar e sensorial. Os resultados mostraram mudanças no repertório comportamental quando comparadas as duas etapas do trabalho. As técnicas de enriquecimento ambiental mostraram-se adequadas na exibição de comportamentos típicos da espécie, sinalizando a redução de estresse e aumento de qualidade de vida deste exemplar mantidoem cativeiro. Autilização do enriquecimento ambiental também contribuiu no aumento de interesse dos visitantes em relação à espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-06

Como Citar

SANTOS, C.M. dos, SANTOS, S.M. dos, PIZZUTTO, C.S. e CUSTÓDIO, A.E.I., 2015. Enriquecimento ambiental para um exemplar de Guaxinim (Procyon cancrivorus (Cuvier, 1798)) . Bioscience Journal [online], vol. 31, no. 1, pp. 275–282. [Accessed24 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v31n1a2015-19554. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19554.

Edição

Seção

Ciências Biológicas