Potencial da utilização do excesso hídrico para irrigação de "tetos ecológicos" em duas zonas bioclimáticas no Estado de Mato Grosso

Autores

  • Nathan Louzada Vieira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Tadeu Miranda de Queiroz Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Minéia Cappellari Fagundes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • João Carlos Machado Sanches Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Teto ecológico além de ser uma alternativa estética para habitações contribui com a melhoria do conforto e da eficiência térmica do ambiente construído, mas demanda considerável quantidade de água de irrigação. Objetivou-se com o presente trabalho analisar a disponibilidade Hídrica, avaliando a possibilidade da utilização do excesso da água a ser armazenado em um reservatório para irrigação de Tetos Ecológicos nas cidades de Rondonópolis e Vera, MT. O trabalho foi realizado utilizando uma série de dados históricos disponibilizados pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, os quais foram utilizados para estimativa da evapotranspiração e do Balanço Hídrico Climatológico (BHC) utilizando uma Capacidade de Ãgua Disponível (CAD) de 12 mm para o BHC. Estimou-se o volume e a área de um reservatório em função da área coletora de um telhado de 100 m2, tal como o volume de água complementar para irrigação. Constatou-se que na cidade de Rondonópolis a utilização de Tetos Ecológicos é comprometida pela deficiência hídrica, sendo esta suprida em apenas 75% com o excesso de água estimado, já no município de Vera o excesso hídrico pode suprir a 100% do déficit e ainda dispor um excedente de 46%. O volume estimado do reservatório para acumular o excesso de água da cidade de Rondonópolis foi de 37,2 m3 e o de Vera de 101,7 m3. Concluiu-se que é possível acumular o excesso de água da chuva do período chuvoso para irrigar tetos ecológicos no período de estiagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-26

Como Citar

VIEIRA, N.L., QUEIROZ, T.M. de, FAGUNDES, M.C. e SANCHES, J.C.M., 2014. Potencial da utilização do excesso hídrico para irrigação de "tetos ecológicos" em duas zonas bioclimáticas no Estado de Mato Grosso . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 5, pp. 1389–1394. [Accessed5 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18041.

Edição

Seção

Ciências Agrárias