Relações entre valor de uso e parâmetros fitossociológicas em duas fitofisionomias de cerrado no município de Uberlândia, MG

Autores

  • Gastão Viegas de Pinho Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Lúcia de Fátima Estevinho Guido Universidade Federal de Uberlândia
  • André Rosalvo Terra Nascimento Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

: Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre os parâmetros fitossociológicos e o índice de valor de uso para as espécies presentes na comunidade arbóreo-arbustiva em duas fitofisionomias de cerrado no distrito de Miraporanga, município de Uberlândia - MG, a fim de se testar a hipótese da aparência ecológica. Para a amostragem da vegetação foi utilizado o método de quadrantes. Posteriormente, elaborou-se uma lista com os nomes populares das espécies encontradas, sendo indagado aos moradores da região através de entrevistas, questões referentes ao conhecimento e utilização das espécies. Foi calculado o índice de valor de uso para todas as espécies conhecidas pelos moradores. As vinte espécies apresentando os maiores índices de valor de uso foram correlacionadas com seus respectivos parâmetros de freqüência, densidade e dominância, tendo sido encontrado uma correlação moderada entre valor de uso e densidade (0,51) e valor de uso e frequência (0,49) para as espécies encontradas no fragmento de cerrado stricto sensu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-20

Como Citar

JÚNIOR, G.V. de P., GUIDO, L. de F.E. e TERRA NASCIMENTO, A.R., 2013. Relações entre valor de uso e parâmetros fitossociológicas em duas fitofisionomias de cerrado no município de Uberlândia, MG . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 5, pp. 1339–1349. [Accessed30 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15235.

Edição

Seção

Ciências Biológicas