Fatores ambientais e sócioeconômicos associados à ocorrência de enteroparasitoses em usuários atendidos na rede pública de saúde em Manaus/AM, Brasil

Autores

  • Dhane Eyre Albuquerque Vieira Universidade de Federal do Amazonas
  • Maria Linda Flora Novaes Benetton Universidade de Federal do Amazonas

Resumo

As parasitoses intestinais representam grave problema de saúde pública, sendo responsáveis pela diminuição da qualidade de vida da população, com grandes perdas econômicas. Apesar da importância das investigações parasitárias ainda são escassos os estudos abordando as condições socioeconômicas e ambientais, associadas às parasitoses intestinais. Os objetivos deste trabalho foram: verificar a prevalência das parasitoses intestinais e identificar os fatores ambientais e socioeconômicos que influenciam no acometimento destas infecções entre os usuários atendidos no Centro de Saúde Frank Calderon Rosemberg - Manaus/AM. Para este estudo foram realizados exames parasitológicos em 373 usuários deste Centro, no período de março a setembro de 2007. Para cada paciente foi aplicado um questionário com o objetivo de traçar o perfil dos indivíduos com parasitoses intestinais, em relação às suas condições socioeconômicas e ambientais. Não houve associação estatística entre a ocorrência de parasitas com as condições ambientais, entre os usuários participantes do estudo, 86,9% apresentaram positividade para parasitos intestinais, os protozoários apresentaram prevalência de 48%, e os helmintos de 38,9%. A prevalência de enteroparasitoses nesta população foi elevada, indicando a necessidade de medidas efetivas para o controle e prevenção dessas doenças. A análise da relação entre as parasitoses intestinais e os fatores socioeconômicos e ambientais não apresentou resultados estatisticamente significativos. Os resultados da presente pesquisa estão de acordo com outros estudos realizados na região Amazônica, são necessários programas voltados para o controle intensificar o controle de parasitoses nos centros de saúdes, principalmente para as crianças em idade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

VIEIRA, D.E.A. e BENETTON, M.L.F.N., 2013. Fatores ambientais e sócioeconômicos associados à ocorrência de enteroparasitoses em usuários atendidos na rede pública de saúde em Manaus/AM, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 2, pp. 487–498. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13914.

Edição

Seção

Ciências da Saúde