Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
Resumo
O trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial alelopático de folhas da jurema preta sobre a germinação de sementes e crescimento de plântulas de alface. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com cinco concentrações do extrato bruto (0%, 25%, 50%, 75% e 100%) com quatro repetições de 20 sementes. As características avaliadas foram a porcentagem de germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), porcentagem de plântulas normais (PN) e anormais (PA), comprimento da parte aérea (CPA) e da raiz (CR) nas plântulas de alface. Todas as plântulas de alface expostas aos extratos da jurema-preta apresentaram comportamento semelhante com relação ao CR e CPA, ou seja, quanto maior a concentração dos extratos, menores os valores de CR e CPA. Os extratos aquosos de folhas frescas de jurema-preta apresentam efeito alelopático negativo sobre as sementes e o desenvolvimento de plântulas de alfaceDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-29
Como Citar
SILVEIRA, P.F. da, MAIA, S.S.S. e COELHO, M. de F.B., 2012. Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L. . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 3, pp. 472–477. [Accessed24 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12409.
Edição
Seção
Ciências Biológicas
Licença
Copyright (c) 2012 Patrícia Fernandes da Silveira, Sandra Sely Silveira Maia, Maria de Fátima Barbosa Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.