Estimativas de parâmetros genéticos de características de crescimento, carcaça e perímetro escrotal de animais da raça nelore avaliados em provas de ganho em peso em confinamento

Autores

  • Ednira Gleida Marques Universidade Federal de Goiás
  • Cláudio Ulhôa Magnabosco EMBRAPA Cerrados/Arroz e Feijão
  • Fernando Brito Lopes Universidade Federal de Goiás
  • Marcelo Corrêia Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar os parâmetros genéticos das características avaliadas nas provas de ganho em peso, de bovinos da raça Nelore, realizadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ. Foram estudados peso final, ganho médio diário, perímetro escrotal, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e as características morfológicas de musculosidade, estrutura física e precocidade. Os componentes de (co)variância e parâmetros genéticos foram estimados usando modelos animais comumente aplicados no método de Máxima Verossimilhança Restrita (REML). As estimativas de herdabilidade obtidas para todas as características apresentaram valores medianos a altos. As estimativas de correlações genéticas (gr) das características peso final e ganho médio diário, perímetro escrotal e características de carcaça foram de baixa magnitude. As estimativas de gr entre peso final e área de olho de lombo, e ganho médio diário e espessura de gordura foram consideradas medianas. Os resultados indicam que as características avaliadas nas provas de ganho em peso podem ser usadas como critérios de seleção no intuito de obter progresso genético para tais características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

MARQUES, E.G., MAGNABOSCO, C.U., LOPES, F.B. e SILVA, M.C., 2013. Estimativas de parâmetros genéticos de características de crescimento, carcaça e perímetro escrotal de animais da raça nelore avaliados em provas de ganho em peso em confinamento . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 1, pp. 159–167. [Accessed8 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11759.

Edição

Seção

Ciências Agrárias