Expressão transiente do gene uidA em explantes foliares de Eucalyptus saligna Sm. transformado via Agrobacterium tumefaciens

Autores

  • André Luís Lopes da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Yohana de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Marcia Procopiuk Universidade Federal do Paraná
  • Clarissa de Souza Mudry Universidade Federal do Paraná
  • Gilvano Ebling Brondani Universidade Federal do Paraná
  • Jefferson da Luz Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Gessiel Newton Scheidt Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do pré-cultivo de explantes foliares e do meio de cultura na ressuspensão de Agrobacterium tumefaciens para infecção dos explantes. Os meios MS/2 (50% da concentração de sais) e MS N/2 (50% da concentração de NH4NO3 e KNO3) + PGR (1,0μM de TDZ (thidiazuron) + 0,1 μM de ANA (ácido naftalenoacético)) foram testados na ressuspensão da bactéria para infecção dos explantes. O pré-cultivo consistiu da manutenção dos explantes em meio de cultura para formação de calos (MS N/2 + PGR) durante um dia, sendo o tratamento sem pré-cultivo consistituído dos explantes após a excissão dos mesmos. Os explantes foram mantidos no escuro a 25 ± 2ºC mediante a utilização de plástico preto. O delineamento usado foi o inteiramente casualisado com 20 explantes. Os experimentos foram repetidos duas vezes. O meio MS/2 promoveu resultados superiores (22,4%) comparado ao meio MS N/2 + PGR (14,5%) para a percentagem de área com expressão do gene uidA. Aos 7 dias de cultivo em meio seletivo, a percentagem de área expressando o gene uidA foi 1,6 no MS/2 e 0% para o MS N/2 + PGR. O pré-cultivo produziu resultados superiores aos encontrados sem pré-cultivo, atingindo 31,4% de expressão transiente e no tratamento sem pré-cultivo 2,1%. Após 7 dias de cultivo em meio seletivo, a percentagem de área de expressão dos explantes do tratamento com pré-cultivo permaneceu 4,8% e 0% para o tratamento sem pré-cultivo. Os resultados indicam que o pré-cultivo e ressuspensão da bactéria em meio MS/2 aumentaram a eficiência da expressão transiente do gene uidA em explantes foliares de E. saligna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

LOPES DA SILVA, A.L., DE OLIVEIRA, Y., PROCOPIUK, M., DE SOUZA MUDRY, C., BRONDANI, G.E., COSTA, J. da L. e SCHEIDT, G.N., 2013. Expressão transiente do gene uidA em explantes foliares de Eucalyptus saligna Sm. transformado via Agrobacterium tumefaciens . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 1, pp. 1–7. [Accessed22 dezembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11301.

Edição

Seção

Ciências Agrárias