Carnaval-ritual: a linguagem fotográfica de Carlos Vergara
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68288Resumen
Com Carnaval-ritual: Carlos Vergara e Cacique de Ramos, Maurício Barros de Castro dá sequência à sua já extensa produção bibliográfica. Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ele destaca-se por sua formação interdisciplinar: graduado em Comunicação Social, realizou mestrado em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP), tendo trajetória na pós-graduação vinculada a orientação de José Carlos Sebe Bom Meihy, um dos autores clássicos da História Oral no Brasil e de suas relações com a memória social.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
CASTRO, Maurício Barros de e VILHENA, Bernardo. Estácio: vidas e obras. Rio de Janeiro: Retina 78, 2013.
CASTRO, Maurício Barros de e SANTOS, Myrian Sepúlveda dos (orgs.). Relações raciais e políticas de patrimônio. Rio de Janeiro: Azougue, 2016.
CASTRO, Maurício Barros de. Mestre João Grande: na roda do mundo. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional/Garamond, 2010.
CASTRO, Maurício Barros de. Zicartola: política e samba na casa de Cartola e Dona Zica. 2. ed. Rio de Janeiro: Azougue, 2013.
CASTRO, Maurício Barros de. Gilberto Gil: Refavela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
CASTRO, Maurício Barros de. Arte e cultura: ensaios. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
CASTRO, Maurício Barros de. Carnaval-ritual: Carlos Vergara e Cacique de Ramos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
COSTA, Heloise e BURGI, Serge (orgs.). As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2012.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
LOUZADA, Silvana. Prata da casa: fotógrafos e fotografia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora UFF, 2013.
MUNTEAL, Oswaldo e MUNTEAL, Larissa Grandi. A imprensa na história do Brasil: fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2005.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos (org.). Nos quintais do samba da Grande Madureira: memória, história e imagens de ontem e hoje. São Paulo: Olhares, 2016.
.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.