A representação da masculinidade nas capas de disco do rock brasileiro da década de 1960
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68258Palabras clave:
masculinidade, capa de disco, rock brasileiroResumen
Este artigo tem como objetivo discutir como as imagens nas capas dos discos de rock brasileiro da década de 1960 mediavam ideais de masculinidade, em um período em que tais definições genéricas estavam sob o impacto de importantes reterritorializações sígnicas. Com base no pressuposto teóricometodológico de que a cultura é composta por textos culturais e é codificada em vários sistemas de signos, a partir da semiótica da cultura tentamos observar aspectos da representação da masculinidade nas imagens das capas com foco nas construções do gênero. Como resultados, destacamos continuidades de padrões da masculinidade hegemônica nas imagens e descontinuidades semânticas nas representações. Isso mostra, de um lado, como as ideais de masculinidade historicamente marcados foram inscritos nas imagens e, de outro, como as novas representações começaram a ser usadas nas capas.
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