A fotografia e a performance da história

Autores/as

  • Elizabeth Edwards

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v23-n42-2021-61871

Palabras clave:

heurística, antropologia visual, teatralidade

Resumen

Partindo da análise de uma série de fotografias tiradas em expedições da Marinha britânica no Pacífico no final do século XIX, este texto interroga os aspectos teatrais e performativos da fotografia, propondo utilizá-la como um dispositivo heurístico na explora- ção historiográfica. Parte-se do pressuposto de que o quadro fotográfico possui um “efeito elevante” que força as imagens à visibilidade ao mesmo tempo em que cria pontos de fratura que concentram energia semiótica nas bordas da fotografia e tornam o espectador consciente do que está para além da imagem, permitindo, assim, confrontar narrativas históricas generalizantes. O enquadramento também intensifica tensões contidas no próprio ato do fazer fotográfico e permite, pela performance dos corpos dentro da imagem, uma confrontação da narrativa histórica imposta sobre eles (no caso das imagens analisadas, uma narrativa colonial).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizabeth Edwards

Mestre em História pela University of Leicester/Inglaterra. Professora emérita de História da Fotografia na De Montfort University/Inglaterra. Autora, entre outros livros, de The camera as historian: amateur photographers and historical imagination, 1885-1918. Durham: Duke University Press, 2012. 

Citas

BARNOUW, Dagmar. Critical realism: history, photography, and the work of Siegfried Kracauer. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1994.

BARTHES, Roland. The rhetoric of the image. In: Image music text. London: Fontana, 1977 [BARTHES, Roland. Retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990].

DANIELS, Stephen. Fields of vision: landscape imagery and national identity in England and the United States. Princeton: Princeton University Press, 1993.

DENING, Greg. Islands and beaches: discourse on a silent land: Marquesas – 1774-1880. Honolulu: The University Press of Hawaii, 1980.

DENING, Greg. Performances. Melbourne: Melbourne University Publish, 1997.

DERRIDA, Jacques. Parergon. The truth about painting. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

EDWARDS, Elizabeth. Antropologia e fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 1, n. 2, Rio de Janeiro, 1996. Disponível em <http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-2.-Antropologia-e-Fotografia.pdf>. Acesso em 7 jan. 2021.

EDWARDS, Elizabeth. Performing science: still photography and the Torres Strait expedition. In: HERLE, Anita and ROUSE, Sandra (eds.). Cambridge and the Torres Strait: centenary essays on the 1898 anthropological expedition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

EDWARDS, Elizabeth. Raw histories: photographs, anthropology and museums. Oxford: Berg Publishers, 2001.

EDWARDS, Elizabeth. Surveying culture. In: O’HANLON, Michael and WELSCH, Robert (eds.). Hunting the gatherers: ethnographic collectors, agents and agency in Melanesia, 1870s-1930s. Oxford: Berghahn, 2000.

EGMOND, Florike and MASON, Peter. A horse called Belisarius. History Workshop Journal, v. 1, n. 47, Oxford, 1999.

FRIED, Michael. Absorption and theatricality: painting and beholder in the age of Diderot. Berkeley: University of California Press, 1980.

HADDON, Alfred C. Headhunters, black, white, and brown. London: Watts, 1901.

KRACAUER, Siegfried. Photography. In: The mass ornament: Weimar essays. Cambridge: Harvard University Press, 1995 [KRACAUER, Siegfried. Fotografia. In: O ornamento da massa. São Paulo: Cosac Naify, 2009].

LINDSTROM, Lamont. Knowledge and power in a South Pacific society. Washington: Smithsonian Institution Press, 1990.

MAUAD, Ana Maria. Itinerários dos estudos sobre fotografia na historiografia recente. Anais do 30º Simpósio Nacional de História, 2019. Disponível em <https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1553208156_ARQUIVO_AMM_trabalhocompleto[1].pdf>. Acesso em 7 jan. 2021.

MITCHELL, W. J. T. What do pictures really want? October, v. 77, n. 3, Cambridge, 1996 [MITHCELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Autêntica: Belo Horizonte, 2017].

PEACOCK, James. An ethnography of the sacred and profane in performance. In: SCHECHNER, Richard and APPEL, Willa [eds.]. By means of performance: intercultural studies of theatre and ritual. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SCHECHNER, Richard. Magnitudes of performance. In: SCHECHNER, Richard and APPEL, Willa [eds.]. By means of performance: intercultural studies of theatre and ritual. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SCHIAVINATTO, Iara Lis & ZERWES, Érika (orgs.). Cultura visual: imagens da modernidade. São Paulo: Cortez, 2018.

SZARKOWSKI, John. The photographer's eye. New York: Museum of Modern Art, 1966.

THOMAS, Nicholas. Oceania: visions, artifacts, histories. Durham: Duke University Press, 1997.

TONKIN, Elizabeth. Narrating our pasts: the social construction of oral history. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leet's Island, 1980.

Publicado

2021-06-23

Cómo citar

Edwards, E. . (2021). A fotografia e a performance da história. ArtCultura, 23(42), 27–47. https://doi.org/10.14393/artc-v23-n42-2021-61871

Número

Sección

Documentos