Eugénia Melo e Castro e o Clube da Esquina: o sonho de uma canção luso-brasileira-múndi

Autores/as

  • Mateus de Andrade Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58652

Palabras clave:

Clube da Esquina, Eugénia Melo e Castro, fronteiras

Resumen

Durante os encontros da cantoracompositora portuguesa Eugénia Melo e Castro com os músicos brasileiros Wagner Tiso, Milton Nascimento e Novelli, no princípio da década de 1980, floresce um animado debate em torno de uma busca conjunta de linguagens desafiadoras de padrões musicais reconhecidos e consagrados artisticamente. Em tal cenário, os artistas se sentem estimulados a se reinventar, numa convergência de ritmos, interpretações e dicções, desenhando reflexões sobre uma música ancorada em sonoridades plurais e no sentimento de pertença ao mundo. Na medida em que se intensificam as discussões, outras presenças artísticas são convocadas, tais como as dos portugueses Sérgio Godinho e do grupo Trovante, além de vozes brasileiras, trazidas à cena por alguma lembrança anedótica, algum detalhe musical ou até mesmo alguma sonoridade familiar que invade alguma criação momentânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mateus de Andrade Pacheco

Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Coorganizador do livro Sinfonia em prosa: diálogos da história com a música. São Paulo: Intermeios, 2013. 

Citas

“Barca dos amantes” (Milton Nascimento e Sérgio Godinho). Milton Nascimento. LP A barca dos amantes. Barclay, 1986.

“Cais” (Yório Gonçalves e Eugénia Melo e Castro), Eugénia Melo e Castro. LP Terra de mel, Polygram, 1982.

“Começo de mar” (Yório Gonçalves e Eugénia Melo e Castro), Eugénia Melo e Castro. LP Terra de mel, Polygram, 1982.

“Para Lennon e McCartney” (Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant), Milton Nascimento. LP Milton, EMI-Odeon, 1970.

ANHANGUERA, James. A travessia de Milton. Diário de Notícias, Lisboa, 29 abr. 1980.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

COSTA, Belino. Eugénia Melo e Castro: Terra de mel só existe na minha cabeça. Se7e, Lisboa, 3 fev. 1982.

COSTA, Belino. Milton Nascimento: “estava doido por voltar!”. Se7e, Lisboa, 7 jul. 1982.

COSTA, Belino. O Trovante no Rio de Janeiro. Brasileiros já sabem: Portugal não é só fado. Se7e, Lisboa, 15 maio 1982.

DUARTE, António. Geninha: entre o sol e a paixão. Se7e, Lisboa, 3 fev. 1982.

DUARTE, Maria Dolores Pires do Rio. Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record, 2006.

DUARTE, Pedro. Milton Nascimento em Lisboa: “vim ver os meus amigos”. Se7e, Lisboa, 29 jun. 1983.

DUARTE, Pedro. Wagner Tiso ao Se7e: “adorei trabalhar com Geninha”. Se7e, Lisboa, 12 ago. 1982.

MELO E CASTRO, Eugénia Melo. Entrevista concedida ao autor. Lisboa, 5 abr. 2016.

GOBERN, João. Novelli, o músico-sombra de Milton e Chico. Se7e, Lisboa, 25 jan. 1984.

GUERRA, Paula. Um lugar sem lugar… no rock português. Outros Tempos, v. 17, n. 29, São Luís, 2020.

MACEDO, António de. Milton Nascimento no Coliseu. Se7e, Lisboa, 29 abr. 1980.

MAFESOLLI, Michel. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MAFFESOLI, Michel. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

NASCIMENTO, Milton. Entrevista concedida ao autor. Rio de Janeiro, 17 jul. 2012

NEGRÃO DE MELLO, Maria Thereza. Nas terras do sol: Brasil e Cuba nas representações de Glauber Rocha. In: CABRERA, Olga e ALMEIDA, Jaime (orgs). Caribe, sintonias e dissonâncias. Goiânia: Cecab 2004.

Nome grande da MPB. Milton Nascimento “ao vivo” no Coliseu. Se7e, Lisboa, 22 abr. 1980.

PACHECO, Maria Abília de Andrade. Taiguara: a volta do pássaro ameríndio (1980-1996). Dissertação (Mestrado em História) – UnB, Brasília, 2012.

PACHECO, Mateus de Andrade. Milton Nascimento: num canto do mundo, o conto do Brasil. Tese (Doutorado em História) – UnB, Brasília, 2014.

RAPOSO, Eduardo M. Cantores de abril: entrevistas a cantores e outros protagonistas do “Canto de intervenção”. 2 ed. Lisboa: 2014.

SILVA, Beatriz Coelho da. Wagner Tiso: som, imagem, ação. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

SILVA, Leandro Mendanha e. Nas transversais do tempo: uma intervenção de Foucault na História e sua apropriação pela historiografia. Dissertação (Mestrado em História) – UnB, Brasília, 2009.

Trovante e Sérgio Godinho vencedores numa festa sem vencidos. Se7e, Lisboa, 15 jul.1981.

VILELA, Ivan. Nada ficou como antes. Revista USP, n. 87, São Paulo, set.-nov. 2010.

Publicado

2020-12-26

Cómo citar

de Andrade Pacheco, M. . (2020). Eugénia Melo e Castro e o Clube da Esquina: o sonho de uma canção luso-brasileira-múndi. ArtCultura, 22(41), 200–217. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58652

Número

Sección

Artículos