Eugénia Melo e Castro e o Clube da Esquina: o sonho de uma canção luso-brasileira-múndi
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58652Palabras clave:
Clube da Esquina, Eugénia Melo e Castro, fronteirasResumen
Durante os encontros da cantoracompositora portuguesa Eugénia Melo e Castro com os músicos brasileiros Wagner Tiso, Milton Nascimento e Novelli, no princípio da década de 1980, floresce um animado debate em torno de uma busca conjunta de linguagens desafiadoras de padrões musicais reconhecidos e consagrados artisticamente. Em tal cenário, os artistas se sentem estimulados a se reinventar, numa convergência de ritmos, interpretações e dicções, desenhando reflexões sobre uma música ancorada em sonoridades plurais e no sentimento de pertença ao mundo. Na medida em que se intensificam as discussões, outras presenças artísticas são convocadas, tais como as dos portugueses Sérgio Godinho e do grupo Trovante, além de vozes brasileiras, trazidas à cena por alguma lembrança anedótica, algum detalhe musical ou até mesmo alguma sonoridade familiar que invade alguma criação momentânea.
Descargas
Citas
“Barca dos amantes” (Milton Nascimento e Sérgio Godinho). Milton Nascimento. LP A barca dos amantes. Barclay, 1986.
“Cais” (Yório Gonçalves e Eugénia Melo e Castro), Eugénia Melo e Castro. LP Terra de mel, Polygram, 1982.
“Começo de mar” (Yório Gonçalves e Eugénia Melo e Castro), Eugénia Melo e Castro. LP Terra de mel, Polygram, 1982.
“Para Lennon e McCartney” (Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant), Milton Nascimento. LP Milton, EMI-Odeon, 1970.
ANHANGUERA, James. A travessia de Milton. Diário de Notícias, Lisboa, 29 abr. 1980.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COSTA, Belino. Eugénia Melo e Castro: Terra de mel só existe na minha cabeça. Se7e, Lisboa, 3 fev. 1982.
COSTA, Belino. Milton Nascimento: “estava doido por voltar!”. Se7e, Lisboa, 7 jul. 1982.
COSTA, Belino. O Trovante no Rio de Janeiro. Brasileiros já sabem: Portugal não é só fado. Se7e, Lisboa, 15 maio 1982.
DUARTE, António. Geninha: entre o sol e a paixão. Se7e, Lisboa, 3 fev. 1982.
DUARTE, Maria Dolores Pires do Rio. Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record, 2006.
DUARTE, Pedro. Milton Nascimento em Lisboa: “vim ver os meus amigos”. Se7e, Lisboa, 29 jun. 1983.
DUARTE, Pedro. Wagner Tiso ao Se7e: “adorei trabalhar com Geninha”. Se7e, Lisboa, 12 ago. 1982.
MELO E CASTRO, Eugénia Melo. Entrevista concedida ao autor. Lisboa, 5 abr. 2016.
GOBERN, João. Novelli, o músico-sombra de Milton e Chico. Se7e, Lisboa, 25 jan. 1984.
GUERRA, Paula. Um lugar sem lugar… no rock português. Outros Tempos, v. 17, n. 29, São Luís, 2020.
MACEDO, António de. Milton Nascimento no Coliseu. Se7e, Lisboa, 29 abr. 1980.
MAFESOLLI, Michel. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MAFFESOLI, Michel. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.
NASCIMENTO, Milton. Entrevista concedida ao autor. Rio de Janeiro, 17 jul. 2012
NEGRÃO DE MELLO, Maria Thereza. Nas terras do sol: Brasil e Cuba nas representações de Glauber Rocha. In: CABRERA, Olga e ALMEIDA, Jaime (orgs). Caribe, sintonias e dissonâncias. Goiânia: Cecab 2004.
Nome grande da MPB. Milton Nascimento “ao vivo” no Coliseu. Se7e, Lisboa, 22 abr. 1980.
PACHECO, Maria Abília de Andrade. Taiguara: a volta do pássaro ameríndio (1980-1996). Dissertação (Mestrado em História) – UnB, Brasília, 2012.
PACHECO, Mateus de Andrade. Milton Nascimento: num canto do mundo, o conto do Brasil. Tese (Doutorado em História) – UnB, Brasília, 2014.
RAPOSO, Eduardo M. Cantores de abril: entrevistas a cantores e outros protagonistas do “Canto de intervenção”. 2 ed. Lisboa: 2014.
SILVA, Beatriz Coelho da. Wagner Tiso: som, imagem, ação. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
SILVA, Leandro Mendanha e. Nas transversais do tempo: uma intervenção de Foucault na História e sua apropriação pela historiografia. Dissertação (Mestrado em História) – UnB, Brasília, 2009.
Trovante e Sérgio Godinho vencedores numa festa sem vencidos. Se7e, Lisboa, 15 jul.1981.
VILELA, Ivan. Nada ficou como antes. Revista USP, n. 87, São Paulo, set.-nov. 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.