Premeditando o Breque e Língua de Trapo: a dimensão política da Vanguarda Paulista por meio do humor
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56969Palabras clave:
humor, Língua de Trapo, Premeditando o BrequeResumen
Este artigo é um estudo sobre a crítica política do Língua de Trapo e do Premeditando o Breque, realizada por meio do humor. Inseridos no campo do underground do começo da década de 1980 e, portanto, relativamente distantes das regras impostas pelo grande mercado de música no país, esses dois grupos, pertencentes à chamada Vanguarda Paulista, criaram um contraponto crítico à produção musical de sua época. Assim, ao analisar algumas de suas canções, este texto procura destacar certos aspectos do humor como procedimento de crítica cultural e política.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Crítica cultural e sociedade. Prismas. São Paulo: Ática, 2001.
DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e a mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.
GUIMARÃES, Antonio Carlos Machado. A “nova música” popular de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Unicamp, Campinas, 1985.
LÍNGUA DE TRAPO. LP Como é bom ser punk, RGE, 1985.
MANGA, Mário. In: FARO, Fernando. Ensaio: Premê, São Paulo, TV Cultura de SP, 2001.
NAPOLITANO, Marcos. “Seguindo a canção”; engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999.
PREMÊ. Grande coisa, LP EMI-Odeon, 1986.
PREMEDITANDO O BREQUE. Quase lindo, Lira Paulistana/Continental, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.