Memória, história e identidade: o caso da “escola uspiana de história”

Autores/as

  • Diego José Fernandes Freire

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52032

Palabras clave:

memória, identidade, historiografia brasileira

Resumen

Este artigo discute o texto “A escola uspiana de história”, de Maria Helena Rolim Capelato, Raquel Glezer e Vera Lucia Amaral Ferlini, publicado em 1994 na revista Estudos Avançados, a partir de uma articulação entre memória e identidade. Objetiva-se analisar a maneira como essas três historiadoras uspianas enunciaram uma identidade historiográfica em profunda ligação com uma memória disciplinar e institucional vinculada à Universidade de São Paulo, em especial à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Dividido em três grandes momentos, o trabalho relaciona ainda tal enunciação identitária com a historiografia brasileira das últimas décadas do século passado. Como uma identidade historiográfica uspiana foi produzida, escrita e enunciada? Eis a questão orientadora do artigo.

 

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Biografía del autor/a

Diego José Fernandes Freire

Doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte. Autor do livro Contando o passado, tecendo a saudade: a construção simbólica do engenho açucareiro em José Lins do Rego (1919-1943). João Pessoa: Ideia, 2015. 

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Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Fernandes Freire, D. J. . (2019). Memória, história e identidade: o caso da “escola uspiana de história”. ArtCultura, 21(39), 139–153. https://doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52032

Número

Sección

Artículos