A janela de Carolina e o espelho de Lindoneia: duas antimusas de um mundo que se desagrega
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v20-n37-2018-47251Resumen
Este artigo visa analisar, a partir de uma perspectiva histórica, duas canções dos anos 60: “Carolina” (Chico Buarque, 1967) e “Lindoneia” (Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1968). Sob uma ótica intertextual e contrapontística, sugerimos que a análise das duas composições, principalmente das suas letras (mas também de alguns aspectos musicais), revela uma configuração histórica tensa, retrato dos dilemas da modernização brasileira, potencializados pelo golpe militar de 1964.
palavras-chave: “Carolina”; “Lindoneia”; dilemas da modernização brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.