Rimadores pequizeiros: hibridações e identidades no rap da Grande Goiânia

Autores/as

  • Maria Cristina Prado Fleury Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-07

Resumen

Este artigo expõe parte das análises feitas em pesquisa realizada durante curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG), que resultou na dissertação intitulada Hibridações locais e processos identitários: o rap em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Investigou-se o rap produzido nessas duas cidades, ressaltando sua natureza originalmente híbrida em diálogo com aspectos culturais regionais e identifi cando elementos da cultura local incorporados a essas produções, com vistas a elucidar os processos de representação da identidade goiana e do sentimento de pertencimento à cidade ou bairro/território em que habitam os jovens praticantes dessa cultura.

Palavras-chave: rap; hibridações culturais; ide ntidades culturais.

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Biografía del autor/a

Maria Cristina Prado Fleury Magalhães

Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do curso de Música da UFG.

Citas

MAGALH

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culturais e processos identitários:

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Cf. GARCÍA-CANCLINI,

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Segundo Katz , o playing the

dozens não possuía acompanhamento

instrumental, sendo

uma prática essencialmente

verbal (sem prejuízo da musicalidade

inerente ao ato) na

qual os jovens competidores

trocavam insultos e exibiam

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MC

inferno. Cosa Nostra/Zâmbia,

Publicado

2018-10-22

Cómo citar

Magalhães, M. C. P. F. (2018). Rimadores pequizeiros: hibridações e identidades no rap da Grande Goiânia. ArtCultura, 20(36). https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-07

Número

Sección

Dossiê Fora do cânone: História & Música Popular