Um país que começava a acabar enquanto outro acabava de começar: Bye bye Brasil

Autores/as

  • Eduardo Antonio Lucas Parga

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-05

Resumen

Esta análise do filme Bye bye Brasil (1979), dirigido por Cacá Diegues, tem por objetivo compreender como se deu a interação entre seu diretor e a política cultural do Estado no Brasil da década de 1970. De um lado, tinha-se um cineasta identificado com a perspectriva cultural nacionalista e autoral cinema-novista; de outro, um Estado autoritário e também nacionalista, promotor de uma modernização econômica. Nessas circunstâncias, travava-se a disputa pelo predomínio no processo de produção de filmes que estavam envolvidos com questões relativas à identidade nacional. Parte-se aqui do pressuposto de que o campo cinematográfico constitui uma arena de representações de imagens em movimento, disputada por agentes sociais pela obtenção da produção hegemônica das imagens da nação em meio a contradições, que envolviam concepções sobre cultura popular e cultura de massa. O resultado desses embates foi uma rica diversidade cinematográfica da qual Bye bye Brasil representa um caso emblemático.

Palavras-chave: Bye bye Brasil; modernização autoritária; identidade nacional.

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Biografía del autor/a

Eduardo Antonio Lucas Parga

Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professor de História do Colégio Pedro II

Publicado

2017-03-27

Cómo citar

Parga, E. A. L. (2017). Um país que começava a acabar enquanto outro acabava de começar: Bye bye Brasil. ArtCultura, 18(33). https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-05

Número

Sección

Dossiê: História & Cinema no Brasil pós-1964