"Sul maravilha": experiências diaspóricas nordestinas na música popular brasileira das décadas de 1960 e 1970

Autores/as

  • André Rocha Leite Haudenschild

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-03

Resumen

Este artigo pretende identificar a constituição de uma tópica que se propaga como uma longeva tradição literomusical em nossa canção popular: a experiência diaspórica vivenciada por compositores majoritarimente nordestinos em seus trânsitos migratórios aos centros urbanos protagonistas do processo de modernização nacional, no decorrer do século XX, e que vai se manifestar como uma tensão civilizatória entre os universos culturais do "sertão" e da "metrópole", entre as décadas de 1960 e 1970. Nessa linha, tomaremos como objeto de análise um conjunto de canções para buscarmos entender essa experiência diaspórica como uma temática germinal na música popular brasileira, atrelada à invenção do "sertão" como um "espaço de memória", físico e imaterial.

Palavras-chave: diáspora nordestina; história cultural; música popular brasileira.

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Biografía del autor/a

André Rocha Leite Haudenschild

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizando estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com apoio do CNPq. Autor de Alegria selvagem: a lírica da natureza em Tom Jobim. São Paulo: Olho D

Publicado

2017-03-27

Cómo citar

Haudenschild, A. R. L. (2017). "Sul maravilha": experiências diaspóricas nordestinas na música popular brasileira das décadas de 1960 e 1970. ArtCultura, 18(33). https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-03

Número

Sección

Minidossiê: Entre a Modernidade e a Contemporaneidade