O Solar do Unhão e o Sesc Pompeia de Lina Bo Bardi: discutindo o binômio educação e cultura

Autores/as

  • Evelyn Furquim Werneck Lima

Resumen

Defendo neste paper que o processo de eduçação significa a apropriação do patrimônio cultural da humanidade por todas as camadas da população e que a cultura de um país é mais do que aquilo passível de ser ensinado nos bancos escolares e nos livros didáticos. Para fundamentar minha concepção sobre as relações entre educação e cultura, recorri ao trabalho realizado pela arquiteta italo-brasileira Lina Bo Bardi, falecida em 1992, que entendeu perfeitamente o significado desses dois conceitos, aplicando-os à população brasileira. Por meio das análises da mudança de uso no Solar do Unhão como museu e Universidade Popular, em Salvador, e da instalação de um projeto pedagógico no Centro de Lazer e Esportes no Sesc da Fábrica da Pompéia, em São Paulo, em meio ao oferecimento de cursos e atividades culturais, pude não só identificar como valorizar a cultura diversificada emanada do povo e a educação não convencional voltada para esse mesmo povo como algo que faz sentido no processo de formação político-cultural de uma nação.

Palavras-chaves: educação; práticas culturais; Lina Bo Bardi.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evelyn Furquim Werneck Lima

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Centro de Letras e Artes e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e da Faperj. Autora, entre outros livros, de Arquitetura do espetáculo: teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

Publicado

2016-11-30

Cómo citar

Lima, E. F. W. (2016). O Solar do Unhão e o Sesc Pompeia de Lina Bo Bardi: discutindo o binômio educação e cultura. ArtCultura, 17(31). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/36649

Número

Sección

Artículos