Nas margens do rock: a censura estatal e a canção popular portuguesa

Autores/as

  • Alexandre Felipe Fiuza

Resumen

Este texto apresenta um fragmento de uma investigação sobre a censura estatal às canções e aos espetáculos musicais durante as duas últimas décadas da ditadura portuguesa. Tal pesquisa foi realizada a partir da consulta e da análise do material do Arquivo da Pide/DGS (Polícia Internacional de Defesa do Estado/ Direcção Geral de Segurança) e junto aos inéditos processos censórios disponíveis no arquivo do Secretariado Nacional de Informação (SNI), ambos sediados na Torre do Tombo, em Lisboa. O exame dessa documentação revelou os principais temas interditos, com base, em particular, nos preceitos legais a que estavam submetidas tais canções e nas justificativas empregadas pelos censores. Por outro lado, a opção por abordar a canção neste artigo também se deve à sua forte inserção social nos meios de comunicação e na indústria fonográfica e editorial.

Palavras-chave: censura, canção, rock.

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Biografía del autor/a

Alexandre Felipe Fiuza

Doutor em História pela Unesp-Assis. Professor dos cursos de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-Cascavel). Coautor, entre outros livros, de Pesquisa, educação e relações sociais. Cascavel: Edunioeste, 2012.

Publicado

2016-11-30

Cómo citar

Fiuza, A. F. (2016). Nas margens do rock: a censura estatal e a canção popular portuguesa. ArtCultura, 17(31). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/36641

Número

Sección

Dossiê: História & Rock