Masculinidade hegemônica em dois filmes de comédia malaialos: Meesa Madhavan e Rajamanikyam

Autores/as

  • Preeti Kumar

Resumen

Este estudo interroga como os filmes evocam uma noção específica de masculinidade e valorizam os ideais masculinos normativos - agressão, violência e uma divisão de espaço e trabalho de acordo com gêneros. A violência e a dominância são legitimadas e construídas como "naturais" da "sede de poder" do homem. O texto também avalia o apelo populista do filme como uma reação contra as tentativas de inscrever um "novo homem" nos paradigmas de gênero - os heróis proletários são homens suprematistas tradicionais que dicotomizam os domínios público e privado e disciplinam as mulheres a viver dentro das regras da família. Além disso, ele analisa a semiótica do filme que colabora na criação da imagem masculina.

palavras-chave: cinema malaialo; masculinidade; violência de gênero.

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Biografía del autor/a

Preeti Kumar

Professora no Departamento de Língua Inglesa do St. Teresa

Publicado

2016-06-17

Cómo citar

Kumar, P. (2016). Masculinidade hegemônica em dois filmes de comédia malaialos: Meesa Madhavan e Rajamanikyam. ArtCultura, 17(30). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34809

Número

Sección

Dossiê: Relações de Gênero, Sexualidade & Cinema