O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis

Autores/as

  • Jordão Horta Nunes

Resumen

Há na prosa de Machado de Assis referências a diversos aspectos da arte ou da estética musical cuja análise histórica e sociológica nos permite reconstruir traços específicos da cultura e da sociabilidade no Rio de Janeiro Imperial. Tal temática já foi trabalhada por críticos como Wisnik (2004) e Avelar (2006). Por outro lado, são bastante conhecidas as obras que aliam a análise estético-literária à história da formação social brasileira, como em Faoro (1976), Santiago (1978), Schwarz (1977), Bosi(1982) e Gledson (1986). O objetivo aqui é analisar a construção da identidade social relacionada a elementos da prática musical (criação, recepção, execução, profissionalização) na sociedade carioca da época, com base principalmente na interpretação de alguns contos de Machado de Assis, como "O macheteâ€?, "Um homem célebreâ€?, "Cantiga de esponsaisâ€? e "Trio em La menorâ€?. PALAVRAS-CHAVE: identidade social; sociologia da música; Machado de Assis.
ABSTRACT: The fictional work of Machado de Assis refers to several aspects of musical art or esthetics whose sociological or historical analysis led to reconstruct specific traits of culture and sociability in Rio de Janeiro during the Second Empire. This subject was already analyzed by Wisnik (2004) and Avelar (2006). By the way, there are very known works that combine the estheticliterary analysis with Brazilian social formation history, as in Faoro (1976), Santiago (1978), Schwarz (1977), Bosi (1982) e Gledson (1986). The aim here is to analyze the construction of a social dentity related to some elements of the musical practice (creation, reception, performance, professionalism) that prevailed in Rio de Janeiro society at the end of XIX. The analysis is mainly oriented by the interpretation of some short stories of Machado de Assis Brazilian writer: "O macheteâ€?, "Um homem célebreâ€?, "Cantiga de esponsaisâ€? and "Trio em La menorâ€?.
KEYWORDS: social identity; sociology of music; Machado de Assis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-11-04

Cómo citar

Nunes, J. H. (2009). O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis. ArtCultura, 10(17). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3225

Número

Sección

Minidossiê: Trabalho, Tempo Livre e Campo Artístico