"Malena canta el tango como ninguna": o tango em feminino

Autores/as

  • Avelino Romero Pereira

Resumen

Considerando tango, sociedade e cultura na Argentina, o trabalho aborda diferentes representações do feminino e das relações de gênero em três conjunturas. No início do século XX e nos anos 1920, a análise das letras de tango selecionadas destaca temas como a prostituição, a traição amorosa e a ascensão social das mulheres sob a ótica de narradores masculinos ou femininos. Em contraste, nos anos peronistas observa-se uma alteração temática afinada com a suposta valorização do elemento feminino, que se pode ler nas letras escritas pelo poeta Homero Manzi. As tensões em torno das novas representações são analisadas a partir do significado político de Eva Perón, da trajetória artística e privada da cantora Nelly Omar e de seu conturbado relacionamento com o poeta.

palavras-chave: tango e sociedade argentina; representações de gênero; do projeto modernizador ao peronismo.

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Publicado

2015-06-22

Cómo citar

Pereira, A. R. (2015). "Malena canta el tango como ninguna": o tango em feminino. ArtCultura, 16(28). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30605

Número

Sección

Dossiê