Eliseu Visconti, o impressionismo e o meio artístico parisiense do final do século XIX
Resumen
É necessário discutir a classificação de Eliseu Visconti como o primeiro pintor impressionista brasileiro. Essa visão que se estabeleceu como leitura privilegiada de sua obra foi na verdade construída pela crítica de arte brasileira no correr dos anos 40 e 50 para valorizar a produção do artista face ao abstracionismo vigente. Analisando algumas passagens escolhidas procura-se evidenciar essa construção teórica, deixando espaço aberto para outras interpretações da obra de Visconti.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.