Sensacionalismo e modernidade na imprensa brasileira no início do século XX
Abstract
Pretendemos demonstrar como o fait divers é um recurso da imprensa moderna brasileira. Teremos como ponto de partida o conto Amor e sangue de Alcântara Machado, onde uma notícia de crime passional publicada no jornal O Estado de S.Paulo é comentada no espaço público da barbearia. A partir de então, tentaremos abordar questões, entre outras, tais como: o diálogo entre o sensacionalismo (presente no fait divers) e o modernismo; a escrita ágil que autores como Alcântara Machado adotam, provinda da influência do cinema e da linguagem efêmera própria do periodismo; as relações entre oralidade e escrita no texto e na sociedade; a circulação de padrões culturais; e questões relativas à produção, difusão e leitura de faits divers.PALAVRAS-CHAVE: faits-divers; imprensa; modernismo.
ABSTRACT This article analyses the fait-divers as a resource of the modern press. Our starting point is the short story Amor e Sangue by Alcântara Machado where news about passional crime published in the newspaper O Estado de S.Paulo are commented in the public space of the barbershop. The questions we will try to address include the following: the dialogue between sensationalism (present in fait-divers) and modernism; the agile writing style adopted by authors such as Alcantara Machado, developed under the influence of cinema and the ephemeral language peculiar to newspapers; the relationship between orality and writing in text and in society; the circulation of cultural models; and questions about the production, diffusion and reading practices of faits-divers.
KEYWORDS: faits-divers; press; modernism
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