Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
Abstract
Partindo do estudo da trajetória de Adoniran Barbosa, procuro reconstituir as modificações e os percalços do desenvolvimento das artes populares em São Paulo a partir da década de 1930. Conseqüentemente, busco redimensionar a maneira pela qual a obra do referido sambista adquiriu diversos sentidos a depender da figuração encontrada nos domínios correlacionados à atividade artística.PALAVRAS-CHAVE: música popular brasileira; Sociologia da Música; samba.
ABSTRACT: Based on a study of Adoniran Barbosa's personal trajectory, I attempt to reconstruct the changes and problems in the development of the popular arts in São Paulo from the 1930's. Consequently, I intend to reconfigure the way by which the musician's work acquired diverse meanings depending on the configuration of the specific domains of artistic activity.
KEYWORDS: popular Brazilian music; Sociology of Music; Samba.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.