Eugénia Melo e Castro and Clube da Esquina: the dream of a Luso-Brazilian world song
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58652Keywords:
Clube da Esquina, Eugénia Melo e Castro, bordersAbstract
During Eugénia Melo e Castro’s – Portuguese singer and songwriter – meetings with the Brazilian musicians Wagner Tiso, Milton Nascimento, and Novelli, in the early 80’s, a lively debate flourishes around a joint search for challenging speeches from highly regarded and artistically known musical patterns. In that scenario, the artists feel encouraged to reinvent themselves, in a confluence of rhythms, interpretations and dictions, drawing reflections on music based on plural sounds and a feeling of world belonging. As discussions grow heated, other artistic presences are invited, such as the Portuguese artists Sérgio Godinho and Trovante’s group, in addition to Brazilian voices, brought to the scene by some sort of anecdotal memory, musical detail or even a familiar sound that invades a transitory creation.
Downloads
References
“Barca dos amantes” (Milton Nascimento e Sérgio Godinho). Milton Nascimento. LP A barca dos amantes. Barclay, 1986.
“Cais” (Yório Gonçalves e Eugénia Melo e Castro), Eugénia Melo e Castro. LP Terra de mel, Polygram, 1982.
“Começo de mar” (Yório Gonçalves e Eugénia Melo e Castro), Eugénia Melo e Castro. LP Terra de mel, Polygram, 1982.
“Para Lennon e McCartney” (Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant), Milton Nascimento. LP Milton, EMI-Odeon, 1970.
ANHANGUERA, James. A travessia de Milton. Diário de Notícias, Lisboa, 29 abr. 1980.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COSTA, Belino. Eugénia Melo e Castro: Terra de mel só existe na minha cabeça. Se7e, Lisboa, 3 fev. 1982.
COSTA, Belino. Milton Nascimento: “estava doido por voltar!”. Se7e, Lisboa, 7 jul. 1982.
COSTA, Belino. O Trovante no Rio de Janeiro. Brasileiros já sabem: Portugal não é só fado. Se7e, Lisboa, 15 maio 1982.
DUARTE, António. Geninha: entre o sol e a paixão. Se7e, Lisboa, 3 fev. 1982.
DUARTE, Maria Dolores Pires do Rio. Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record, 2006.
DUARTE, Pedro. Milton Nascimento em Lisboa: “vim ver os meus amigos”. Se7e, Lisboa, 29 jun. 1983.
DUARTE, Pedro. Wagner Tiso ao Se7e: “adorei trabalhar com Geninha”. Se7e, Lisboa, 12 ago. 1982.
MELO E CASTRO, Eugénia Melo. Entrevista concedida ao autor. Lisboa, 5 abr. 2016.
GOBERN, João. Novelli, o músico-sombra de Milton e Chico. Se7e, Lisboa, 25 jan. 1984.
GUERRA, Paula. Um lugar sem lugar… no rock português. Outros Tempos, v. 17, n. 29, São Luís, 2020.
MACEDO, António de. Milton Nascimento no Coliseu. Se7e, Lisboa, 29 abr. 1980.
MAFESOLLI, Michel. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MAFFESOLI, Michel. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.
NASCIMENTO, Milton. Entrevista concedida ao autor. Rio de Janeiro, 17 jul. 2012
NEGRÃO DE MELLO, Maria Thereza. Nas terras do sol: Brasil e Cuba nas representações de Glauber Rocha. In: CABRERA, Olga e ALMEIDA, Jaime (orgs). Caribe, sintonias e dissonâncias. Goiânia: Cecab 2004.
Nome grande da MPB. Milton Nascimento “ao vivo” no Coliseu. Se7e, Lisboa, 22 abr. 1980.
PACHECO, Maria Abília de Andrade. Taiguara: a volta do pássaro ameríndio (1980-1996). Dissertação (Mestrado em História) – UnB, Brasília, 2012.
PACHECO, Mateus de Andrade. Milton Nascimento: num canto do mundo, o conto do Brasil. Tese (Doutorado em História) – UnB, Brasília, 2014.
RAPOSO, Eduardo M. Cantores de abril: entrevistas a cantores e outros protagonistas do “Canto de intervenção”. 2 ed. Lisboa: 2014.
SILVA, Beatriz Coelho da. Wagner Tiso: som, imagem, ação. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
SILVA, Leandro Mendanha e. Nas transversais do tempo: uma intervenção de Foucault na História e sua apropriação pela historiografia. Dissertação (Mestrado em História) – UnB, Brasília, 2009.
Trovante e Sérgio Godinho vencedores numa festa sem vencidos. Se7e, Lisboa, 15 jul.1981.
VILELA, Ivan. Nada ficou como antes. Revista USP, n. 87, São Paulo, set.-nov. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.