“Era só pizza que avuava junto com as brachola”: the São Paulo samba and the African-Brazilians’ obliteration from the memory of the cosmopolitan city
DOI:
https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-03Abstract
The narrative that points to the peculiarity of São Paulo’s regional samba model relative to Rio de Janeiro’s samba is committ ed to legitimizing such genre in the city of São Paulo by forging a particular history for it. Understanding the reasons that lead a certain group of samba musicians to emphatically defend their narrative would require unraveling the São Paulo identity intricacies and its self-image based on valuing cultural elements associated with avant-garde. Aiming to reaffirm its cosmopolitan vocation and unwillingness to recognize itself as a mixed-race city, São Paulo had litt le space for a musical genre repeatedly associated with cultural blending and traditional Brazilian culture.
keywords: São Paulo samba; memory; African-Brazilian culture.
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References
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extraído do documentário de
MELLO, Gustavo. Samba à
paulista: fragmentos de uma
história esquecida. São Paulo,
, parte I, 32
Como acontece com os redutos
negros da tiririca no Largo da
Banana e na Barra Funda ou
com os sucessivos deslocamentos
do espaço destinado
aos desfiles carnavalescos,
que desde a ofi cialização dos
festejos de Momo, em 1968, foi
alocado em diferentes lugares
até ser defi nitivamente restringido
ao Sambódromo em 1991.
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Não vem ao caso discutir,
aqui, até que ponto tal programa
pode ser considerado como
tipicamente bossa-novista ou
não.
A TV Excelsior organizou o
I Festival Nacional de Música
Popular, em 1965. A fórmula
agradou e se consagrou no
gosto do público e da crítica,
e em 1966 a TV Record levou
ao ar o II Festival de Música
Popular Brasileira, repetindo o
feito em 1967 e 1968.
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WISNIK, José Miguel, op. cit.
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Idem.
Idem, ibidem, p. 149.
Idem.
esforços por nós empregados
para recompor a literatura
africana em São Paulo: nas tradições
do povo transplantando
do continente negro, nada
encontramos além de ligeiras
notícias sobre os costumes dos
filhos de Angola e das quadrinhas
seguintes que, longe
de serem uma manifestação
espiritual da raça a quem tanto
deve o Brasil, não é [sic] senão
mera crítica de origem erudita
à humilde condição dos modestos
colaboradores da nossa
grandeza material
Aff onso A. de, op. cit., p. 153.
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plural: espaço público e redes
de sociabilidade. In: PORTA,
Paula (org.), op. cit., p. 60.
Assim, por exemplo, negros
da classe média censuravam
os encontros populares na Rua
Direita como coisa de
punhado de negros sem compostura
que, infelizmente, para
nossa vergonha, fazem da Rua
Direita o seu campo de exibição
coreográfi ca
esse segmento social
um duplo deslocamento
distanciar dessas manifestações
de rua, que não condiziam com
suas aspirações de ascensão;
por outro, continuava sendo
excluída dos clubes da boa
sociedade branca. A alternativa
foi criar seus próprios clubes:
o Luva Preta, de 1904; o Kosmos,
em 1908; o Elite e o Smart
Club; o Clube dos Evoluídos,
e o Aristocrático Clube, cujos
nomes exprimem, simultaneamente,
a sua autoimagem, a
sua percepção dos
rua
integração e diferenciação
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Quando avalia o papel e a
participação dos músicos populares
na programação das
emissoras de rádio da capital
paulista dos anos 1930, José
Geraldo Vinci de Moraes nota
que, a despeito de o crescente
processo de profi ssionalização
das rádios da cidade haver
proporcionado novas oportunidades
no mercado de trabalho
para o músico paulistano,
o fi nal da década de 1930 os
negros e negras paulistanos
foram mantidos afastados do
ambiente radiofônico. A brutal
discriminação começava com
as difi culdades na participação
dos programas de calouros e de
auditório e crescia na limitação
a eventuais possibilidades de
ingressar no universo artístico
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O início da construção da
Linha 6-Laranja, previsto para
, foi adiado para 2014.
Entretanto, em 2016, a concessionária
responsável pela obra
propôs alterações no projeto
que possibilitaram a permanência
da sede da escola de samba
no local.
Depoimento concedido a
CASTRO, Márcio Sampaio de.
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Acesso em 2 set. 2013.
Idem.
Depoimento de Zé Mário
concedido a CASTRO, Márcio
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