“Era só pizza que avuava junto com as brachola”: the São Paulo samba and the African-Brazilians’ obliteration from the memory of the cosmopolitan city

Authors

  • Lígia Nassif Conti

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-03

Abstract

The narrative that points to the peculiarity of São Paulo’s regional samba model relative to Rio de Janeiro’s samba is committ ed to legitimizing such genre in the city of São Paulo by forging a particular history for it. Understanding the reasons that lead a certain group of samba musicians to emphatically defend their narrative would require unraveling the São Paulo identity intricacies and its self-image based on valuing cultural elements associated with avant-garde. Aiming to reaffirm its cosmopolitan vocation and unwillingness to recognize itself as a mixed-race city, São Paulo had litt le space for a musical genre repeatedly associated with cultural blending and traditional Brazilian culture.

 

keywords: São Paulo samba; memory; African-Brazilian culture.

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Author Biography

Lígia Nassif Conti

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, polo de São José do Rio Pardo.

References

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Como acontece com os redutos

negros da tiririca no Largo da

Banana e na Barra Funda ou

com os sucessivos deslocamentos

do espaço destinado

aos desfiles carnavalescos,

que desde a ofi cialização dos

festejos de Momo, em 1968, foi

alocado em diferentes lugares

até ser defi nitivamente restringido

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Não vem ao caso discutir,

aqui, até que ponto tal programa

pode ser considerado como

tipicamente bossa-novista ou

não.

A TV Excelsior organizou o

I Festival Nacional de Música

Popular, em 1965. A fórmula

agradou e se consagrou no

gosto do público e da crítica,

e em 1966 a TV Record levou

ao ar o II Festival de Música

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Idem.

esforços por nós empregados

para recompor a literatura

africana em São Paulo: nas tradições

do povo transplantando

do continente negro, nada

encontramos além de ligeiras

notícias sobre os costumes dos

filhos de Angola e das quadrinhas

seguintes que, longe

de serem uma manifestação

espiritual da raça a quem tanto

deve o Brasil, não é [sic] senão

mera crítica de origem erudita

à humilde condição dos modestos

colaboradores da nossa

grandeza material

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Assim, por exemplo, negros

da classe média censuravam

os encontros populares na Rua

Direita como coisa de

punhado de negros sem compostura

que, infelizmente, para

nossa vergonha, fazem da Rua

Direita o seu campo de exibição

coreográfi ca

esse segmento social

um duplo deslocamento

distanciar dessas manifestações

de rua, que não condiziam com

suas aspirações de ascensão;

por outro, continuava sendo

excluída dos clubes da boa

sociedade branca. A alternativa

foi criar seus próprios clubes:

o Luva Preta, de 1904; o Kosmos,

em 1908; o Elite e o Smart

Club; o Clube dos Evoluídos,

e o Aristocrático Clube, cujos

nomes exprimem, simultaneamente,

a sua autoimagem, a

sua percepção dos

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Quando avalia o papel e a

participação dos músicos populares

na programação das

emissoras de rádio da capital

paulista dos anos 1930, José

Geraldo Vinci de Moraes nota

que, a despeito de o crescente

processo de profi ssionalização

das rádios da cidade haver

proporcionado novas oportunidades

no mercado de trabalho

para o músico paulistano,

o fi nal da década de 1930 os

negros e negras paulistanos

foram mantidos afastados do

ambiente radiofônico. A brutal

discriminação começava com

as difi culdades na participação

dos programas de calouros e de

auditório e crescia na limitação

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O início da construção da

Linha 6-Laranja, previsto para

, foi adiado para 2014.

Entretanto, em 2016, a concessionária

responsável pela obra

propôs alterações no projeto

que possibilitaram a permanência

da sede da escola de samba

no local.

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Published

2018-10-22

How to Cite

Conti, L. N. (2018). “Era só pizza que avuava junto com as brachola”: the São Paulo samba and the African-Brazilians’ obliteration from the memory of the cosmopolitan city. ArtCultura, 20(36). https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-03

Issue

Section

Dossiê Fora do cânone: História & Música Popular