A cena espetacular: cinema e arquitetura urbana na contemporaneidade
Abstract
De uma maneira geral, o cinema contemporâneo tem fornecido uma verdadeira "visão artificial" da arquitetura urbana produzindo no espectador formas de percepção e sentimento do mundo que têm relação direta com um complexo sistema de representação. Este, subordinado continuamente ao processo de organização de poder e à sistematização de imagens impostas pela mídia, suas tecnologias, e seu modo de produção e circulação de clichês que reproduzem "verdades preestabelecidas". Em acordo, este artigo discute os conceitos de pósmodernismo e espetacularidade no contexto da construção imagética do espaço arquitetônico da cidade contemporânea no cinema, através da análise da tendência estética e narrativa do cinema americano contemporâneo em construir "cenas espetaculares". Esse artigo busca entender como essa tendência repercute na construção de uma nova estética fílmica de representação do espaço urbano.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.