Filmando a mulher no cinema mudo brasileiro

Authors

  • Sheila Schvarzman

Abstract

Em 1930, através de filmes realizados na Cinédia, colocava-se em marcha a idéia de construção do Brasil no cinema. A imagem nacional deveria ser moderna, depurada de localismos, pobreza e negros. Em Barro Humano (1929) e Mulher (1932), em meio ao amálgama formal de modelos cinematográficos estrangeiros e caracterizações nacionais, persistem, em relação à mulher, o arcaísmo, o conservadorismo e os preconceitos. Em Mulher, um olhar crítico sobre as práticas sociais e a condição feminina permite observar como o mundo do trabalho, ainda que uma servisse para afirmar a modernidade no cinema, estava interditado às mulheres, que viviam condenadas ao amor.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-08-25

How to Cite

Schvarzman, S. (2006). Filmando a mulher no cinema mudo brasileiro. ArtCultura, 7(10). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1283

Issue

Section

História & Cinema