Visões de terras, canibais e gentios prodigiosos
Abstract
O artigo propõe uma análise das gravuras que ilustraram as cartas de Vespúcio. Por um lado, aborda aspectos de genealogia da imagem e, por outro, o estabelecimento dos parâmetros utilizados para distinguir o bom e o mau selvagem durante o século XVI. Além disso, o texto busca discutir a difi culdade que há para captar algo ainda desconhecido, ao evidenciar o quanto a iconografi a medieval serviu de referência familiar para elaborar as representações pictóricas dos até então ignorados habitantes do Mundo Novo.
PALAVRAS-CHAVE: Vespúcio; canibais; bom selvagem.
ABSTRACT: The article proposes an analysis of the engravings that illustrate Vespúcio´s lett ers approaching on one hand aspects of genealogy of the image, and on the other the establishment of parameters of what will become the representation of the good and evil savage during the XVI century. It studies in depth the problems of representing something that is unknown, demonstrating how medieval iconography become the familiar coordinate for the pictorial representations of the inhabitants of the New World.
KEYWORDS: Vespúcio; cannibals; good savage
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