A sincronia entre valores tradicionais e modernos na Academia Imperial de Belas Artes: os envios de Rodolfo Amoedo
Abstract
Este artigo trata de algumas discussões importantes que vieram à tona a partir da reavaliação historiográfica da arte brasileira do século XIX. Enfatiza a coexistência de pinturas tradicionais e modernas dentro da Academia Imperial de Belas Artes, tomando como caso de estudo os envios de Rodolfo Amoedo durante o seu pensionato em Paris (1879 — 1887) e a recepção destes trabalhos na Academia do Rio pelos velhos mestres. PALAVRAS-CHAVE: Pintura; século XIX; Academia; Rodolfo Amoedo. ABSTRACT: This article focus on some important discussions about the ultimate retaking of the Brazilian 19th art studies. It emphasizes the presence of both the traditional and the modern paintings inside the Imperial Academy of Fine Arts of Rio de Janeiro, examining Rodolfo Amoedo´s works during his scholarship in Paris (1879 — 1887) e its reception by the academic masters. KEYWORDS: Painting; 19th century; Academy; Rodolfo Amoedo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.