Pequena viagem musical pelas transversais do tempo
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v27-n50-2025-80228Resumo
O tempo, longe de se constituir em uma unidade homogênea, é atravessado, de ponta a ponta, por contradições que, dialeticamente, evidenciam a convivência dos contrários. Alguns dos nossos maiores cancionistas, íntimos das palavras, se deram conta disso em diferentes situações. Chico Buarque, por exemplo, envereda pelas transversais do tempo especialmente no CD Chico1, de 2011, em mais de uma canção em que se insinua um toque autobiográfico próprio de quem reflete sobre a aproximação célere da casa dos 70 anos.
Downloads
Referências
“Essa pequena” (Chico Buarque), Chico Buarque. Chico. Chico Buarque. CD Biscoito Fino, 2011.
“O bêbado e a equilibrista” (João Bosco e Aldir Blanc), Elis Regina. Essa mulher. LP Warner, 1979.
“Parabolicamará” (Gilberto Gil), Gilberto Gil. Parabolicamará. CD WEA, 1991.
“Transversal do tempo” (João Bosco e Aldir Blanc), João Bosco. Galos de briga. LP RCA Victor, 1976.
Chico. Chico Buarque. CD Biscoito Fino, 2011.
Ney Matogrosso: Água do céu – Pássaro. Ney Matogrosso. LP Continental, 1975.
Palco” (Gilberto Gil), Gilberto Gil. Luar. LP Warner, 1981.
ZAN, José Roberto. Funk, soul e jazz na terra do samba: a sonoridade da Banda Black Rio. ArtCultura, v. 7, n. 11, Uberlândia, jul.-dez. 2005
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.










