Myth, history and nature in the occupation of Minas in the 18th century

Authors

  • Jean Luiz Neves Abreu

DOI:

https://doi.org/10.14393/jarhkg91

Abstract

O Jardim das Hespérides: Minas e as visões do mundo natural no século XVIII é o mais recente livro de Laura de Mello e Souza. Nele, a autora de certa maneira retoma temas caros às suas pesquisas e livros anteriores: a história de Minas colonial e o imaginário da colonização do Brasil. O primeiro tema foi objeto de um dos seus primeiros trabalhos, Desclassificados do ouro, sendo retomado em Norma e conflito: aspectos de história de Minas no século XVIII, alguns capítulos de O sol e a sombra, e revisitado em trabalho de cunho biográfico acerca do poeta Cláudio Manoel da Costa. No que toca às visões do mundo natural presentes no processo de colonização, o assunto foi explorado em O diabo e a Terra de Santa Cruz e Inferno Atlântico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Jean Luiz Neves Abreu

    Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do curso de graduação em História, do Programa de Pós-graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coorganizador, entre outros livros, de Territorialidades, cultura e poder: por entre temas e trilhas historiográficas. Teresina: Cancioneiro, 2023. 

References

CARRARA, Ângelo A. Antes das Minas Gerais: conquista e ocupação dos sertões mineiros. Varia História, v. 23, n. 38, Belo Horizonte, jul. 2007.

FURTADO, Júnia Ferreira. Um cartógrafo antigo: a cartografia de José Joaquim da Rocha. Revista do Arquivo Público Mineiro, v. 11, Belo Horizonte, 2010.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e fronteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

PATLAGEAN, Evelyne. A história do imaginário. In: LE GOFF, Jacques (org.). A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

RODRIGUES, André Figueiredo. Os sertões proibidos da Mantiqueira: desbravamento, ocupação da terra e as observações do governador dom Rodrigo José de Meneses. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 46, São Paulo, 2003.

SOUZA, Laura Mello e. Norma e conflito: aspectos da história de Minas no século XVIII. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.

SOUZA, Laura Mello e. Inferno Atlântico: demonologia e colonização – séculos XVI-XVIII. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SOUZA, Laura Mello e. Cláudio Manuel da Costa: o letrado dividido. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SOUZA, Laura Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

SOUZA, Laura Mello e. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. 5. ed. Rio de Janeiro: Azulk, 2017.

SOUZA, Laura Mello e. O sol e a sombra: política e administração na América Portuguesa do século XVIII. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

SOUZA, Laura de Mello e. O Jardim das Hespérides: Minas e as visões do mundo natural no século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras/Kindle, 2023.

TEIXEIRA, Dante Martins. Todas as criaturas do mundo: a arte dos mapas como elemento de orientação geográfica. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 17, n. 1, São Paulo, jan. 2009.

THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Published

2024-12-31

How to Cite

Myth, history and nature in the occupation of Minas in the 18th century. (2024). ArtCultura, 26(49), 221-226. https://doi.org/10.14393/jarhkg91