A visão sem olho: tensões entre imagens e narrativas nos escritos de Frank Ankersmit (1983-1995)

Autores

  • Francisco das C. F. Santiago Júnior

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75981

Palavras-chave:

Frank Ankersmit, narrativismo e visualidade, virada visual

Resumo

O texto investiga os tratamentos dados às imagens visuais na obra de Frank Ankersmit entre 1983 e 1995, acompanhando como ele saiu de uma posição de refutar a picture theory no discurso histórico, na década de 1980, para um diálogo central com as artes visuais e com uma concepção pictórica da escrita da história. A análise remete aos atos icônicos pelos quais, nos escritos de Ankersmit, imagens cumpriram funções por vezes paradoxais. O artigo aponta que as produções do autor holandês são sintomas de um posicionamento generalizado de repressão das imagens na teoria da história narrativista a partir de Hayden White.

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Biografia do Autor

Francisco das C. F. Santiago Júnior

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em História, bem como no ProfHistória, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coorganizador, entre outros livros, de Jörn Rüsen: teoria, historiografia, didática. Ananindeua: Cabana, 2022. 

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

das C. F. Santiago Júnior, F. (2024). A visão sem olho: tensões entre imagens e narrativas nos escritos de Frank Ankersmit (1983-1995). ArtCultura, 26(48), 110–133. https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75981

Edição

Seção

Minidossiê – História & imagem