Levando o “divertimento” a sério: o método musemático de Philip Tagg para a análise da música popular em dois exemplos seminais

Autores

  • Luiz Costa-Lima Neto

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75975

Palavras-chave:

musema, método musemático, análise da música popular

Resumo

Artigo sobre a contribuição do musicólogo inglês Philip Tagg (1944-2024) para os estudos em torno da música popular. Por meio de fontes impressas e audiovisuais exemplificamos o método musemático de análise musical do autor, com três conceitos principais: objeto analisado, material comparativo inter-objetivo e campos de conotação paramusical. Abordamos seus dois trabalhos seminais sobre o tema musical da série televisiva Kojak (1979) e a canção “Fernando” (1976), do grupo sueco Abba, contemplando as etapas do método musemático: a) identificação de musemas; b) relação destes com musemas semelhantes de outras músicas; c) associações dos musemas com conotações paramusicais por meio de analogias; d) verificação musical hipotética da análise. Concluímos destacando o papel desempenhado por Philip Tagg na criação de uma musicologia popular, em diálogo com especialistas e “não musos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Costa-Lima Neto

Doutor em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professor do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia da Clínica Pomar (Faculdade Vicentina- RJ). Autor, entre outros livros, de Música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1813-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2018. 

Referências

<https://www.iaspm.net/philip-tagg/>.

BERMÚDEZ, Egberto. Philip Tagg (1944-2024). Disponível em <https://www.academia.edu/119005939>.

CONTI, Jacopo. Un esempio di cui tener conto. Musicheria: La revista digitale di educazione al suono e ala musica, Lecco, 15 maggio 2024. Disponível em <https://www.musicheria.net/2024/05/15/un-esempio-di-cui-tener-conto/>.

GONÇALVES, Nélson. Kojak (1975-1976). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=VtqpSfcKvBM>.

MERRIAM, Joseph. Musicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

MIDDLETON, Richard. Studying popular music. Philadelphia: Open University Press, 1990.

PERSICHETTI, Vincent. Armonia del siglo XX. Madrid: Real Musical, 1961.

SILVA, Bezerra da. Dando mole pra Kojak. 1999. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=VtqpSfcKvBM>.

TAGG, Philip and CLARIDA, Bob. Ten littles tunes: towards a musicology of the mass media. New York: Musematic Edutainment Productions, 2003.

TAGG, Philip. Kojak, 50 seconds of TV music op. cit., e Fernando the flute: analysis of musical meaning in an Abba mega-hit (4th edition). New York & Liverpool: The Mass Media Music Scholars’ Press, 2019, 1991, 1981 [1979]. Disponível em <https://tagg.org/mmmsp/fernando.html>.

TAGG, Philip. Analysing popular music: theory, method and practice. Popular Music, n. 2, Cambridge, 1982.

TAGG, Philip. Kojak, 50 seconds of TV music: toward the analysis of affect in popular music. Paperback: The Mass Media Music Scholar’s Press, Inc. 2021, 2016, 2000.

TAGG, Philip. Analisando a música popular: teoria, método e prática. Em Pauta, v. 14, n. 23, Porto Alegre, dez. 2003, p. 10. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/index.php/EmPauta/article/view/9404/14808>.

TAGG, Philip. Dominants and dominance: a video contribution to discussions in Montevideo about musicology and colonialism. 2009. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=jaSErbgJ8Ls>.

TAGG, Philip. Análise musical para ‘não-musos’: a percepção popular como base para a compreensão de estruturas e significados musicais. Per Musi, n. 23, Belo Horizonte, 2011.

TAGG, Philip. Buzz, Roar, Click, Crash: shaving, motorbikes and power chords. Musematic Edutainment Productions, 2011. Disponível em <https://vimeo.com/150627115>.

TAGG, Philip. Kojak Commutations. Musematic Edutainment Productions, 2011. Disponível em <https://vimeo.com/159773178>.

TAGG, Philip. Music’s meanings: a modern musicology for non-musos. New York & Huddersfield: The Mass Media Music Scholars’ Press, 2012.

TAGG, Philip. Fernando the flute: the film of the book of the music. Musematic Edutainment Productions, 2017. Disponível em <https://vimeo.com/217935492>.

TAGG, Philip. Subjetividade e paisagem sonora, motocicletas e música. ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 26, n. 48, Uberlândia, jan.-jun. 2024.

TAGG, Philip. Kojak PhD Video Parts 1-2. Musematic Edutainment Productions, s./d. Disponível em <https://vimeo.com/284211865>.

TAGG, Philip. The milksap montage: part of the analysis of museme 3 in Fernando the Flute. Intergalactic Communism in association with Musematic Edutainment Productions, s./d. Disponível em < https://vimeo.com/150629588>.

TRAVASSOS, Elizabeth. Apontamentos sobre estudantes de música e suas experiências formadoras. Revista da Abem, v. 12, Brasília, mar. 2005.

ULHÔA, Martha. Philip Tagg entrevistado por Martha Ulhôa. Debates: Cadernos do Programa de Pós-graduação em Música da Unirio, n. 3, Rio de Janeiro, 1999.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

Costa-Lima Neto, L. (2024). Levando o “divertimento” a sério: o método musemático de Philip Tagg para a análise da música popular em dois exemplos seminais. ArtCultura, 26(48), 7–22. https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75975

Edição

Seção

Dossiê – Veredas: História & Música Popular