Love story: ascensão e queda no teatro de Nelson Rodrigues

Autores

  • Luiz César de Sá

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73183

Resumo

A maior eficácia do teatro é atingida quando o microcosmo cênico sustenta o macrocosmo teatral como foco de tensão de gestos humanos. É o que escreve Etienne Souriau em Les deux cent mille situations dramatiques, considerando a dimensão simbólica mais evidente nas outras artes ditas representativas, como o romance, dependente da proliferação de vozes interiores deflagradas pela leitura silenciosa. O que a performance teatral impõe, então, é um verdadeiro mundo de encarnações físicas, movimentos concretos, palavras audíveis, num conjunto de situações dramáticas que organizam discretamente o caos da vida. São esses dispositivos e gestos os revelados pelo trabalho paciente de Henrique Buarque de Gusmão com as matérias textuais do teatro de Nelson Rodrigues, fortemente vocacionado para fazer jorrar sobre o universo extrateatral a força das convicções humanas mais íntimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz César de Sá

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade de Brasília (UnB). Autor, entre outros livros, de Artes de querelar: autoridade e controvérsia na França dos séculos XVI e XVII. Chapecó: Argos, 2023. 

Referências

GUSMÃO, Henrique Buarque de. Ficções purificadoras e atrozes: entre a crônica e o teatro de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

de Sá, L. C. (2023). Love story: ascensão e queda no teatro de Nelson Rodrigues. ArtCultura, 25(47), 297–301. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73183

Edição

Seção

Resenhas