Love story: ascensão e queda no teatro de Nelson Rodrigues

Autores

  • Luiz César de Sá

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73183

Resumo

A maior eficácia do teatro é atingida quando o microcosmo cênico sustenta o macrocosmo teatral como foco de tensão de gestos humanos. É o que escreve Etienne Souriau em Les deux cent mille situations dramatiques, considerando a dimensão simbólica mais evidente nas outras artes ditas representativas, como o romance, dependente da proliferação de vozes interiores deflagradas pela leitura silenciosa. O que a performance teatral impõe, então, é um verdadeiro mundo de encarnações físicas, movimentos concretos, palavras audíveis, num conjunto de situações dramáticas que organizam discretamente o caos da vida. São esses dispositivos e gestos os revelados pelo trabalho paciente de Henrique Buarque de Gusmão com as matérias textuais do teatro de Nelson Rodrigues, fortemente vocacionado para fazer jorrar sobre o universo extrateatral a força das convicções humanas mais íntimas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Luiz César de Sá

    Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade de Brasília (UnB). Autor, entre outros livros, de Artes de querelar: autoridade e controvérsia na França dos séculos XVI e XVII. Chapecó: Argos, 2023. 

Referências

GUSMÃO, Henrique Buarque de. Ficções purificadoras e atrozes: entre a crônica e o teatro de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2022.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Love story: ascensão e queda no teatro de Nelson Rodrigues. (2023). ArtCultura, 25(47), 297-301. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73183