Novas experiências históricas ligadas à censura teatral

Autores

  • Silvia Cristina Martins de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73182

Resumo

Arte social e coletiva, da alteridade e da presença, o teatro sempre provocou apreensão junto aos poderes constituídos. Em função disso, intervir sobre a circulação da informação propiciada pelos tablados foi considerada uma atividade imprescindível na manutenção do controle sobre a sociedade em diferentes contextos. Não à toa o teatro foi definido por Almeida Garrett, primeiro presidente do Conservatório Real de Lisboa, órgão oficial de censura teatral de Portugal no século XIX, como “o livro dos que não têm livros”, “uma verdadeira biblioteca popular, que deve ser feita com mais escrupulosa seleção do que outra, porque tem mais leitores, e em geral menos instruídos”.

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Biografia do Autor

Silvia Cristina Martins de Souza

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora do CNPq. Autora, entre outros livros, de Scenas Comicas de Francisco Correa Vasques. Curitiba: Prismas, 2017. 

Referências

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BASTOS, Fernanda Vilella. Quando os intelectuais “roubam a cena”: o Conservatório Dramático da Bahia e sua missão “civilizatória” (1855-1875). Dissertação (Mestrado em História) – UFBA, Salvador, 2014.

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SOUZA, Silvia Cristina Martins de. Conservatório Dramático Paraense: uma efêmera e controversa associação de homens de letras e artistas (1873-1887). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 3, n. 17, Belém, 2022.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Martins de Souza, S. C. (2023). Novas experiências históricas ligadas à censura teatral. ArtCultura, 25(47), 292–296. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73182

Edição

Seção

Resenhas