Luiz de Barros no cinema brasileiro: historiografia e intermidialidade

Autores

  • Luciana Corrêa de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73176

Palavras-chave:

Luiz de Barros, cinema brasileiro, intermidialidade

Resumo

Luiz “Lulu” de Barros realizou mais de uma centena de filmes entre as décadas de 1910 e 1970, em uma das carreiras mais longevas do cinema brasileiro. Teve contribuição expressiva também em outros tipos de espetáculos, como teatro de revista e bailes de carnaval, trabalhando como encenador, cenógrafo e empresário. Este artigo irá discutir suas atividades a partir de duas abordagens. Inicialmente, serão desenvolvidas questões relacionadas à historiografia do cinema brasileiro, procurando compreender os critérios que nortearam o tratamento frequentemente negativo conferido aos filmes de Luiz de Barros e ao próprio cineasta. Em seguida, seus primeiros anos de atividade profissional na década de 1910 serão analisados sob a perspectiva da intermidialidade e do diálogo com o cinema estrangeiro, enfatizando as conexões entre diferentes mídias e práticas culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Corrêa de Araújo

Doutora em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP). Professora dos cursos de graduação e de pós-graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Autora do livro Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos. São Paulo: Alameda, 2013. 

Referências

A apuração final. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 18 out. 1915.

ABEL, Richard. French silent cinema. In: NOWELL-SMITH, Geoffrey (ed). The Oxford history of world cinema. Oxford: Oxford University Press, 1996.

Académie Julian. Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira, São Paulo, Itaú Cultural, 2023. Disponível em < http://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao237911/academie-julian>. Acesso em 11 mar. 2023.

ADAMATTI, Margarida Maria. Os filmes de Luiz de Barros na Cinédia dos anos 1930: estilo e encenação em profundidade. Interin, v. 26, n. 1, Curitiba, jan.-jun. 2021.

AGAS. Carnê de um indiscreto. Fon-Fon, ano X, n. 43, Rio de Janeiro, 21 out. 1916.

Amanhã – Cine Palais. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 25 set. 1918.

ARAÚJO, Luciana Corrêa de. Augusto Annibal quer casar!: teatro popular e Hollywood no cinema silencioso brasileiro. Alceu, v. 16, n. 31, Rio de Janeiro, jul.-dez. 2015.

ARAÚJO, Luciana Corrêa de. Intermediality in brazilian silent cinema: Luiz de Barros’ works and intermedial strategies. In: NAGIB, Lúcia; ARAÚJO, Luciana Corrêa de; DE LUCA, Tiago (ed.). Towards an intermedial history of brazilian cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2022.

As festas beneficentes. Revista da Semana, ano XVII, n. 21, Rio de Janeiro, 1 jul. 1916.

AUGUSTO, Sergio. Este mundo é um pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Cinemateca Brasileira/Companhia das Letras, 1989.

AUTRAN, Arthur. Alex Viany: crítico e historiador. São Paulo-Rio de Janeiro: Perspectiva/Petrobrás, 2003.

AUTRAN, Arthur. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. São Paulo: Hucitec, 2013.

BARROS, Luiz de. Carta a Paulo Emilio Salles Gomes. Rio de Janeiro, 19 jan. 1967. Arquivo Paulo Emilio Salles Gomes, Cinemateca Brasileira.

BARROS, Luiz de. Minhas memórias de cineasta. Rio de Janeiro: Editora Artenova; Embrafilme, 1978.

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. 2. ed. revista e ampliada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BLOM, Ivo. Italy. In: ABEL, Richard (ed.). Encyclopedia of early cinema. Nova York: Routledge, 2005.

CARDOSO, Rafael. Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

Casino Theatro Phenix. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 14 jun. 1919.

Cine Palais. Correio da Manhã, Rio de Janeiro,13 dez. 1916.

Cinema Avenida. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 11 mar. 1919.

Cinema Guarany. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 14 jun. 1919.

Cinema Haddock-Lobo [folheto], s/d. Arquivo Cinédia.

Cinema pátria [folheto], s/d. Arquivo Cinédia.

Cine-Palais. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 5 dez. 1916.

COSTA, Flávia Cesarino. Watson Macedo’s Aviso aos navegantes (1950): reflections on the musical numbers of a brazilian chanchada. In: NAGIB, Lúcia; ARAÚJO, Luciana Corrêa de; DE LUCA, Tiago. (ed.). Towards an intermedial history of brazilian cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2022.

Cultures of spectacles. Ku Leuven, 2019. Disponível em <https://soc.kuleuven.be/fsw/english/culturesofspectacle/index >. Acesso em 8 maio 2023.

DENIS, Marquês de. O Dia Elegante. Revista da Semana, ano XVII, n. 29, Rio de Janeiro, 26 ago. 1916.

DENIS, Marquês de. O Dia Elegante. Revista da Semana, ano XVIII, n. 11, Rio de Janeiro, 21 abr. 1917.

DENNISON, Stephanie; SHAW, Lisa. Popular cinema in Brazil, 1930–2001. Manchester: Manchester University Press, 2004.

ENGELEN, Leen; WINKEL, Roel Vande. The theatres of war: cultures of spectacle in German-occupied Belgium, 1914-1918 & 1940-1945. Journal of Belgian History, LIII, Brussels, 2023.

FERREIRA, Adriano de Assis. Teatro Trianon: forças da ordem x forças da desordem. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – USP, São Paulo, 2004.

Filmografia Brasileira/Cinemateca Brasileira. Disponível em < https://bases.cinemateca.org.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/>. Acesso em 10 mar. 2023.

FONSECA, Carlos. Luiz de Barros, 60 anos de cinema. Filme Cultura, ano VII, n. 23, Rio de Janeiro, 1973.

FREIRE, Rafael de Luna. Acabaram-se os otários: compreendendo o primeiro longa-metragem sonoro. Rebeca, v. 2, n. 3, São Paulo, jan.-jun. 2013.

FREIRE, Rafael de Luna. Carnaval, mistério e gangsters: o filme policial no Brasil (1915–1950). Tese (Doutorado em Comunicação) – UFF, Niterói, 2011.

FREIRE, Rafael de Luna. Chanchada, filme policial e Roberto Farias: observações sobre o cinema comercial brasileiro e a nova geração de cineastas. In: SILVA, Hadija Chalupe e NETO, Simplício (orgs.). Os múltiplos lugares de Roberto Farias. Rio de Janeiro: Jurubeba Produções, 2012.

FREIRE, Rafael de Luna. O samba da vida: o cinema brasileiro dos anos 1930 entre o teatro cômico e a revista musicada. In: MAIA, Guilherme e ZAVALA, Lauro (orgs.). Cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas. Salvador: Edufba, 2018.

GOMES, Paulo Emilio Salles. Carta a Luiz de Barros. Fazenda Santa Maria, 3 mar. 1967. Arquivo Paulo Emilio Salles Gomes, Cinemateca Brasileira.

GOMES, Paulo Emilio Salles. Os melhores e Luiz de Barros [?1973]. Arquivo Paulo Emilio Salles Gomes, Cinemateca Brasileira.

GONZAGA, Adhemar e GOMES, Paulo Emilio Salles. 70 anos de cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Expressão e Cultura S.A., 1966.

HEFFNER, Hernani. Barros, Luiz de. In: RAMOS, Fernão e MIRANDA, Luiz Felipe (orgs.). Enciclopédia do cinema brasileiro. 3. ed. São Paulo: Senac, 2012.

JOSÉ, José Antonio. Pall-Mall-Rio. O Paiz, Rio de Janeiro, 15 out. 1916.

JOSÉ, José Antonio. Pall-Mall-Rio. O Paiz, Rio de Janeiro, 18 jul. 1916.

LÓPEZ, Ana M. Calling for intermediality: Latin American mediascapes. Cinema Journal, v. 54, n. 1, Austin, 2014.

Luís de Barros aos 80 anos prepara novo filme. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 jun. 1973.

MELO, Luís Alberto Rocha. Arte e indústria: as ideias de Luiz de Barros no Diário Trabalhista. Anais digitais do XVII Encontro Socine, Florianópolis, 2013. Disponível em

<https://associado.socine.org.br/anais/2013/13141/luis_alberto_rocha_melo/

arte_e_ind_stria_as_id_ias_de_luiz_de_barros_no_di_rio_trabalhista>. Acesso em 9 maio 2023.

MELO, Luís Alberto Rocha. Luiz de Barros e a Companhia Industrial Cinematográfica. Anais digitais do XIX Encontro Socine, Campinas, 2015. Disponível em

<https://associado.socine.org.br/anais/2015/15436/luis_alberto_rocha_melo/

luiz_de_barros_e_a_companhia_industrial_cinematografica >. Acesso em 9 maio 2023.

MELO, Luís Alberto Rocha. O cinema independente no Rio de Janeiro (1940-1950). In: RAMOS, Fernão Pessoa e SCHVARZMAN, Sheila (orgs.). Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Sesc, 2018, v. 1.

MÜLLER, Jürgen E. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira e VIEIRA, André Soares (eds.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora/UFMG, 2012, v. 2.

Notícias e comentários. Revista da Semana, ano XVII, n. 23, Rio de Janeiro, 15 jul. 1916.

O perfil de Apachinette. Theatro & Sport, ano V, n. 183, Rio de Janeiro, 27 abr. 1918.

Odeon. Fon-Fon, ano XII, n. 6, Rio de Janeiro, 9 fev. 1918.

Odeon. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 fev. 1918.

Pathé – Perdida. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15 out. 1916, p. 5.

PEARSON, R. Transitional cinema. In: NOWELL-SMITH, Geoffrey (ed). The Oxford history of world cinema. Oxford: Oxford University Press, 1996.

Pelos Cabarés. Theatro & Sport, ano IV, n. 127, Rio de Janeiro, 31 mar. 1917, p. 12. Clubes e cabarés. Comedia, ano I, n. 4, Rio de Janeiro, 30 dez 1916.

Pelos Cabarés. Theatro & Sport, ano IV, n. 161, Rio de Janeiro, 24 nov. 1917.

Perdida. A Noite, Rio de Janeiro, 13 out. 1916.

REIS, Angela e MARQUES, Daniel. A permanência do teatro cômico e musicado. In: FARIA, João Roberto (dir.). História do teatro brasileiro: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva/Sesc-SP, 2012.

Retrospectiva Luís de Barros, Cinemateca do MAM/Clube de Cinema do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 12, fev. 1971.

Sorrisos & Frivolidades. Revista da Semana, ano XVII, n. 25, Rio de Janeiro, 29 jul. 1916.

Theatros & Cinemas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15 dez. 1916.

Três grandes prêmios para as fantasias no baile de gala do Municipal patrocinado pela sra. Darcy Vargas. A Noite, Rio de Janeiro, 5 fev. 1942.

Ubirajara [recorte], s/d. Arquivo Cinédia.

Uma festa de caridade, de elegância e de arte. Revista da Semana, ano XVIII, n. 41, Rio de Janeiro, 17 nov. 1917.

VACCHE, Angela Dalle. Diva, Defiance and passion in early italian cinema. Austin: University of Texas Press, 2008.

VASCONCELLOS, Evandro Gianasi. Entre o palco e a tela: as relações do cinema com o teatro de revista em comédias musicais de Luiz de Barros. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – UFScar, São Carlos, 2015.

VIANA, Marcele Linhares. Arte decorativa na Escola Nacional de Belas Artes: inserção, conquista de espaço e ocupação (1930 – 1950). Tese (Doutorado em Artes Visuais) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.

VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Alhambra/Embrafilme, 1987.

VIEIRA, João Luiz. Chanchada, samba and beyond: from the cinema of radio to the cinema of television (1930s-1960s). In: NAGIB, Lúcia; ARAÚJO, Luciana Corrêa de; DE LUCA, Tiago. (ed.). Towards an intermedial history of brazilian cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2022.

Vivo ou morto. Careta, ano IX, n. 444, Rio de Janeiro, 23 dez. 1916.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Corrêa de Araújo, L. (2023). Luiz de Barros no cinema brasileiro: historiografia e intermidialidade. ArtCultura, 25(47), 222–242. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73176

Edição

Seção

Artigos