Prisão, arte e vida: o Living Theatre no Brasil

Autores

  • Leon Kaminski

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73168

Palavras-chave:

teatro, ditadura, repressão

Resumo

O grupo norte-americano Living Theatre, referência no teatro off-Broadway e ícone da contracultura, teve sua passagem pelo Brasil marcada pela detenção e expulsão do país. Seus integrantes foram presos pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) na cidade mineira de Ouro Preto, em 1971, acusados de posse de entorpecentes, num momento no qual se empreendia uma crescente repressão às práticas contraculturais, como o uso de drogas, vistas como subversivas. Este artigo visa narrar a passagem do Living Theatre pelo Brasil, com especial foco na prisão do grupo, inserindo- a no contexto ditatorial. Nesse sentido, discutiremos tanto a trajetória da trupe e sua ligação com os movimentos de contestação, quanto a atuação performática dos artistas diante do encarceramento e da cobertura da imprensa.

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Biografia do Autor

Leon Kaminski

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Pesquisador produtividade da Uemg. Autor do livro A revolução das mochilas: contracultura e viagens no Brasil ditatorial. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022. 

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Kaminski, L. (2023). Prisão, arte e vida: o Living Theatre no Brasil. ArtCultura, 25(47), 106–126. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73168

Edição

Seção

Minidossiê: Entre a História e o Teatro