“Italiana nell’arte, americana negli affari”: Clara Weiss e a indústria da opereta entre a Itália e a América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73167Palavras-chave:
Clara Weiss, opereta, imigração italiana na América do SulResumo
Entre a última década do século XIX e as primeiras do XX, um grande número companhias de opereta italianas cruzaram o Atlântico para explorar o mercado teatral sul-americano, formado em grande parte por um público imigrante. Nessas excursões, muitos artistas acabaram por se fixar no Novo Mundo. Foi o caso de Clara Weiss, atriz-cantora italiana que se tornou capocômica na América do Sul, mas permaneceu estreitamente vinculada ao mundo operetístico italiano, estabelecendo uma ponte entre os dois universos.
Downloads
Referências
A Gazeta, São Paulo, 6 jul. 1921.
Arquivo Nacional (<http://bases.an.gov.br/rv/menu_externo/menu_externo.php>).
BASSANEZI, Maria Sílvia. Mulheres que vêm, mulheres que vão. In: PINSKY, Carla Bassanezi e PEDRO, Joana Maria (orgs.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.
BECKER, Tobias. Globalizing Operetta before the First World War. The Opera Quarterly, v. 33, n. 1, Oxford, 2017.
BESSA, Virgínia de Almeida. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934). Tese (Doutorado em História Social) – USP, São Paulo, 2012.
BESSA, Virgínia de Almeida. A política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930. Revista de História, n. 179, São Paulo, 2020.
CETRANGOLO, Amilcare. Ríos vs. fronteras, Amérique Latine Histoire et Mémoire : Les Cahiers Alhim, n. 35, Paris, 2018. Disponível em <http://journals.openedition.org/alhim/5850>. Acesso em 20 maio 2023.
CHARLE, Christophe. Théâtres en capitales : naissance de la société du spectacle à Paris, Berlin, Londres et Vienne, 1860-1914. Paris: Albin Michel, 2008.
Correio Braziliense, Brasília, 11 ago. 1966.
Correio Paulistano, São Paulo, 26 jul. 1919.
Correio Paulistano, São Paulo, 6 ago. 1936.
Correio Paulistano, São Paulo, 4 ago. 1957.
DELL’ORTO, Anna Teresa. L’esperienza di Carlo Lombardo capocomico. Tese (Laurea magistrale em Ciência do Espetáculo) – Università degli Studi di Milano, Milão, 2012.
DILLON, César A. e SALA, Juan A. El teatro musical en Buenos Aires. Buenos Aires: Gaglianone, 1997.
DILLON, César A. e SALA, Juan A. El teatro musical en Buenos Aires. II: Teatro Coliseo 1907-1937/ 1961-1998. Buenos Aires: Gaglianone, 1999.
FIORENTINO, Waldimaro. L'operetta italiana: storia, analisi critica, aneddoti. Bolzano: Catinaccio, 2006.
Folha da Manhã, São Paulo, 21 out. 1925.
Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro ().
Hemeroteca Digitale Italiana ().
Jornal Pequeno, Recife, 10 out. 1923.
L’Argante Operettistico, Milão, 1 set. 1925.
L’Argante Operettistico, Milão, 16 set. 1925.
L’Argante Operettistico, Milão, 1 out. 1926.
L’Arte Drammatica, Milão, 18 jan. 1913.
L’Opera Comica, Milão, 7 dez. 1912.
L’Opera Comica, Milão, 15 jan. 1922.
L’Opera Comica, Milão, 1 ago. 1922.
L’Opera Comica, Milão, 15 out. 1920.
La Patria Degli Italiani, Buenos Aires, 30 set. 1917.
La Weiss ha raggiunto in America il suo destino coniugale. L’Opera Comica, Milão, 31 dez. 1913.
LUCCA, Valeria di. Operetta in Italy. In: BELINA, Anastasia e SCOTT, Derek B. The Cambridge companion to operetta. Cambridge-New York: Cambridge University Press, 2020.
MARIANI, Laura. Dopo l’Ottocento delle attrici, qualche punto fermo sulle attrici italiane del Novecento. Italica Wratislaviensia, v. 10, n. 2, Toruń, 2019.
MASSIMINI, Sandro. Storia dell’operetta. Milão: Ricordi, 1984.
Messaggero dell’Operetta, Milão, 15 e 30 mar. 1926.
Museu da Imigração do Estado de São Paulo ().
O Furão, São Paulo, 13 mar. 1920.
O Paiz, Rio de Janeiro, 19 maio 1902.
PAGANELLI, Roberta. Ines Lidelba: la contessa soubrette. Forlì: Risguardi, 2011.
PAOLETTI, Matteo. Mascagni, Mocchi, Sonzogno: la Società Teatrale Internazionale (1908-1931) e i suoi protagonisti. Università di Bologna: Bologna, 2015.
PEDULLÀ, Gianfranco. Il teatro italiano nel tempo del fascismo. Pisa: Titivillus, 2009.
PONTES, Heloisa. Beleza roubada. Cadernos Pagu, n. 33, Campinas, 2009.
Revogação de Mandato. Diário Oficial do Estado de São Paulo, 5 jun. 1929.
ROSEAUX, Sébastien. La naissance contrariée d'une société du spectacle au Brésil, 1855-1880. Monde(s): Histoire, Espaces, Relations, n. 6, Rennes, 2014.
SANGUINETTI, L. Il Teatro Fossati di Milano. Milão: Casa Editrice Ceschina, 1972.
SORBA, Carlotta. The origins of the entertainment industry: the operetta in late nineteenth-century Italy. Journal of Modern Italian Studies, v. 11, n. 3, London, 2006.
SOUZA, José Inacio de Melo. Salas de cinema e a história urbana de São Paulo (1895-1930). São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2016.
Teatro musicado em São Paulo de 1914 a 1934 ().
WILLIAMS, Carolyn. Gilbert and Sullivan: gender, genre, parody. New York: Columbia University Press, 2011.
XXIX Reunione della sottocommissione per il disciplinamento dell’Arte Drammatica e dell’Operetta. L’Arte Drammatica, Milão, 19 set. 1925.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.