“Italiana nell’arte, americana negli affari”: Clara Weiss e a indústria da opereta entre a Itália e a América do Sul

Autores

  • Virgínia de Almeida Bessa

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73167

Palavras-chave:

Clara Weiss, opereta, imigração italiana na América do Sul

Resumo

Entre a última década do século XIX e as primeiras do XX, um grande número companhias de opereta italianas cruzaram o Atlântico para explorar o mercado teatral sul-americano, formado em grande parte por um público imigrante. Nessas excursões, muitos artistas acabaram por se fixar no Novo Mundo. Foi o caso de Clara Weiss, atriz-cantora italiana que se tornou capocômica na América do Sul, mas permaneceu estreitamente vinculada ao mundo operetístico italiano, estabelecendo uma ponte entre os dois universos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia de Almeida Bessa

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista de Pósdoutorado Sênior do CNPq no Departamento de História da USP. Autora de A escuta singular de Pixinguinha: história e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda/Funarte, 2010. 

Referências

<http://www.familysearch.org>

A Gazeta, São Paulo, 6 jul. 1921.

Arquivo Nacional (<http://bases.an.gov.br/rv/menu_externo/menu_externo.php>).

BASSANEZI, Maria Sílvia. Mulheres que vêm, mulheres que vão. In: PINSKY, Carla Bassanezi e PEDRO, Joana Maria (orgs.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

BECKER, Tobias. Globalizing Operetta before the First World War. The Opera Quarterly, v. 33, n. 1, Oxford, 2017.

BESSA, Virgínia de Almeida. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934). Tese (Doutorado em História Social) – USP, São Paulo, 2012.

BESSA, Virgínia de Almeida. A política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930. Revista de História, n. 179, São Paulo, 2020.

CETRANGOLO, Amilcare. Ríos vs. fronteras, Amérique Latine Histoire et Mémoire : Les Cahiers Alhim, n. 35, Paris, 2018. Disponível em <http://journals.openedition.org/alhim/5850>. Acesso em 20 maio 2023.

CHARLE, Christophe. Théâtres en capitales : naissance de la société du spectacle à Paris, Berlin, Londres et Vienne, 1860-1914. Paris: Albin Michel, 2008.

Correio Braziliense, Brasília, 11 ago. 1966.

Correio Paulistano, São Paulo, 26 jul. 1919.

Correio Paulistano, São Paulo, 6 ago. 1936.

Correio Paulistano, São Paulo, 4 ago. 1957.

DELL’ORTO, Anna Teresa. L’esperienza di Carlo Lombardo capocomico. Tese (Laurea magistrale em Ciência do Espetáculo) – Università degli Studi di Milano, Milão, 2012.

DILLON, César A. e SALA, Juan A. El teatro musical en Buenos Aires. Buenos Aires: Gaglianone, 1997.

DILLON, César A. e SALA, Juan A. El teatro musical en Buenos Aires. II: Teatro Coliseo 1907-1937/ 1961-1998. Buenos Aires: Gaglianone, 1999.

FIORENTINO, Waldimaro. L'operetta italiana: storia, analisi critica, aneddoti. Bolzano: Catinaccio, 2006.

Folha da Manhã, São Paulo, 21 out. 1925.

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro ().

Hemeroteca Digitale Italiana ().

Jornal Pequeno, Recife, 10 out. 1923.

L’Argante Operettistico, Milão, 1 set. 1925.

L’Argante Operettistico, Milão, 16 set. 1925.

L’Argante Operettistico, Milão, 1 out. 1926.

L’Arte Drammatica, Milão, 18 jan. 1913.

L’Opera Comica, Milão, 7 dez. 1912.

L’Opera Comica, Milão, 15 jan. 1922.

L’Opera Comica, Milão, 1 ago. 1922.

L’Opera Comica, Milão, 15 out. 1920.

La Patria Degli Italiani, Buenos Aires, 30 set. 1917.

La Weiss ha raggiunto in America il suo destino coniugale. L’Opera Comica, Milão, 31 dez. 1913.

LUCCA, Valeria di. Operetta in Italy. In: BELINA, Anastasia e SCOTT, Derek B. The Cambridge companion to operetta. Cambridge-New York: Cambridge University Press, 2020.

MARIANI, Laura. Dopo l’Ottocento delle attrici, qualche punto fermo sulle attrici italiane del Novecento. Italica Wratislaviensia, v. 10, n. 2, Toruń, 2019.

MASSIMINI, Sandro. Storia dell’operetta. Milão: Ricordi, 1984.

Messaggero dell’Operetta, Milão, 15 e 30 mar. 1926.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo ().

O Furão, São Paulo, 13 mar. 1920.

O Paiz, Rio de Janeiro, 19 maio 1902.

PAGANELLI, Roberta. Ines Lidelba: la contessa soubrette. Forlì: Risguardi, 2011.

PAOLETTI, Matteo. Mascagni, Mocchi, Sonzogno: la Società Teatrale Internazionale (1908-1931) e i suoi protagonisti. Università di Bologna: Bologna, 2015.

PEDULLÀ, Gianfranco. Il teatro italiano nel tempo del fascismo. Pisa: Titivillus, 2009.

PONTES, Heloisa. Beleza roubada. Cadernos Pagu, n. 33, Campinas, 2009.

Revogação de Mandato. Diário Oficial do Estado de São Paulo, 5 jun. 1929.

ROSEAUX, Sébastien. La naissance contrariée d'une société du spectacle au Brésil, 1855-1880. Monde(s): Histoire, Espaces, Relations, n. 6, Rennes, 2014.

SANGUINETTI, L. Il Teatro Fossati di Milano. Milão: Casa Editrice Ceschina, 1972.

SORBA, Carlotta. The origins of the entertainment industry: the operetta in late nineteenth-century Italy. Journal of Modern Italian Studies, v. 11, n. 3, London, 2006.

SOUZA, José Inacio de Melo. Salas de cinema e a história urbana de São Paulo (1895-1930). São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2016.

Teatro musicado em São Paulo de 1914 a 1934 ().

WILLIAMS, Carolyn. Gilbert and Sullivan: gender, genre, parody. New York: Columbia University Press, 2011.

XXIX Reunione della sottocommissione per il disciplinamento dell’Arte Drammatica e dell’Operetta. L’Arte Drammatica, Milão, 19 set. 1925.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

de Almeida Bessa, V. (2023). “Italiana nell’arte, americana negli affari”: Clara Weiss e a indústria da opereta entre a Itália e a América do Sul. ArtCultura, 25(47), 87–105. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73167

Edição

Seção

Minidossiê: Entre a História e o Teatro